Apocalipse - As 7 Cartas. Paradigmas para a Igreja pós-moderna?
Promessas
aos Vencedores
Recompensas
outorgadas aos vencedores (1Jo 2:13; 4:4; 5:5)
Alimento
espiritual Ap 2:7
Novo nome
Ap 2:17
Autoridade
Ap 2:26
Vestes de
justiça Ap 3:5
Coluna do
templo de Deus Ap 3:12
Entronização
Ap 3:21 Ap 12:11
Herança
eterna Ap 21:7
Desmistificar
ideia de que é um livro selado, catastrófico, ou histórico.
Conhecer
as revelações das ultimas coisas é fundamental para nossa vida. Pavimentar a
estrada que nos transporta para um futuro certo para o que cabalmente
acontecerá com a raça humana, faz-nos este livro lembrar que esta vida
aparentemente desprovida de sentido; tem sua história e enredo nas mãos de Deus
soberano.
Conforta-nos
falar sobre o descanso eterno dos santos, alegra-nos as promessas do futuro que
se aproxima e estimula-nos para a peleja, ao revelar que o Cristo que nos
alistou e nos chama para pregar ao mundo dirige pelo seu extremo poder todos os
fatos da vida em favor do seu povo eleito.
O
profeta messiânico Isaías diz “mas para
a terra que estava aflita não continuará a obscuridade” 9.1; continua
dizendo “o povo que andava em trevas viu grande Luz, e ao que viviam na região
da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. No capitulo 9, verso 6
explica-se o porque, “porque um menino
nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o se
nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da
Paz.”
O profeta em sua visão vê o Messias que se torna homem, aqui no livro
do apocalipse o apóstolo João ao ter sua visão ver o homem que se tornou
Senhor, excelso e glorificado.
Paulo em Fil 2.9 diz “pelo que
também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo
nome”.
Ainda lembrando as escrituras
sagradas creiam. O Senhor é a nossa esperança! O Senhor adverte durante
centenas de anos, a que não andasse pelo caminho deste povo ímpio e
inadvertido, antes chama-nos, Is 8.13 “Ao Senhor dos Exércitos, a Ele
santificai; seja ele o vosso temor, dele é que vocês dever ter pavor”.
Deus tem sido uma ponte segura
para muitos, mas uma pedra de tropeço, um obstáculo para milhares.
Isaías disse “Esperai pelo
Senhor, guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meus discípulos”
Is. 8.16.
As escrituras falam de um povo
que procura adivinhos, consultam médiuns, cartomantes e a espíritos recorrem, aos
seus deuses e mortos buscam favor. Seus pés se apressam ao laço do
passarinheiro, vacilam em terreno movediço, são cegos que guiam cegos.
Entretanto ao seu povo Deus,
deseja guiar por Caminho luminoso, “Seus estatutos e Mandamentos”, nos
transportam das trevas, do lar das sombras para a cidade Luz, o sol brilha em
seu fulgor para uns, mas neste exato momento caminham paralelamente neste mundo
duas grandes multidões uma entre pastagens verdejantes, outra em meio a densas
trevas, onde faróis e luminares não dão sua luz, sejam por suas ciências,
filosofias ou fabulas.
Concordo com o Salmista que diz
“lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Sl.
119. 105
Escreve o evangelista São
Mateus: saindo Jesus de Nazaré, foi Jesus viver em Cafarnaum, junto ao mar, na
Região de Zebulom e Naftali, para cumprir a profecia. Mt. 4.16 “O povo que vivia
nas trevas viu grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte
raiou uma luz.”
Digo essa luz não se apaga, não
perde seu poder incandescente, amigos e ouvintes queiram hoje lançar luz, sobre
suas vidas, sua caminhada recebe luz, arrependa-se de seus pecados.
Creia há luz entre nós! Os
libertos do poder das trevas testificam, junto comigo existe luz para ti.
É impossível vencer o poder das
trevas sem Sua ajuda, Jesus é a resplandecente Estrela para cada manhã.
Aceite-o hoje.
Ore... “Confissão, renda-se e
viva”.
Analisemos este formoso livro,
capitular em propósito. O livro de
Apocalipse descortina o triunfo de Jesus e de sua Igreja. Assegura que nossa
historia não navega a deriva, sob fortes nevoeiros, uma vez que, rasga o vento
para um fim glorioso. A vitória do povo de Deus, ou seja, Cristo Jesus e Sua
Igreja.
Reverendo Hernandes Dias Lopes
lembra o que diz o apóstolo Pedro (2 Pe 3.12) declara “O estudo de Apocalipse
incentiva-nos a santidade, encoraja-nos, no sofrimento e nos leva a adorar
Aquele que está no trono”.
O
tema do livro é Deus onipotente reina, a
vitória de Cristo e de sua Igreja sobre Satanás e seus seguidores, a besta, o
falso profeta, Ap. 17.14; 19.6.
Seu
autor o apóstolo João, o discípulo amado,
que em seguidas visões, estando preso em exílio na ilha de Patmos, pelo imperador
Romano Domiciano, que se intitulava Senhor e Deus, por volta de 94-96 d.C.
Apocalipse não é a revelação de João, mas a revelação do
Pai, de seu filho Jesus a João.
São fortes e veementes as
exortações à firmeza na fé, a paciência na tribulação, severa obediência na
piedade, oração e vigilância perseverante.
O
título é a transliteração da palavra grega apokaplypsis, cujo significado é: revelação, desvendamento, descobrir, implica
em levantar de uma cortina. Referindo-se a escrita que quer dizer revelar ou
deixar claro.
Os
destinatários: as evidências apontam que foi escrita
durante um período de extrema perseguição aos cristãos, é uma fonte de força e
coragem em tempos de perseguição e sofrimento intensos e duradouros. Então
destina aos cristãos perseguidos do primeiro século em especial aos residentes
da Ásia Menor. Estas cartas não destinam apenas aos crentes das sete Igrejas,
mas cremos que a todos os cristãos/homens oriundos da semente gerada na cruz de
Cristo, espalhados por todo este planeta. É destinada a todos os cristãos em
todos os tempos.
Daí
a inspiração para o tema desses sete estudos: Paradigmas para a Igreja
pós-moderna?
Edward MacDowell escreve: As sete Igrejas são
representativas das demais igrejas na província da Ásia e, possivelmente, em
todo o Império Romano. Procurando aplicar as grandes verdades espirituais do
Apocalipse à era atual, não será demais dizer que estas igrejas são
representativas das igrejas de hoje.
A corrente de interpretação
dispensacionalista entendem que as sete Igrejas são fases históricas do
cristianismo: desde a Igreja Primitiva apostólica, (Éfeso) até a igreja
contemporânea (Laodicéia) que se esfria por causa do distanciamento da fé
genuína, da riqueza e do orgulho. AP. 3:16.
Os métodos de interpretação são
variados e às vezes por demais imaginativos, acredito que nos foi dado por
propósitos morais e espirituais, para confortar e fortalecer a igreja em todo o
tempo contra as forças do mal.
Resumidamente apresento as principais vertentes interpretativas: escolas:
1. Preterista: Crê que as profecias do Apocalipse já se cumpriram.
2. Futurista: Sustenta que o livro contém um prognóstico da história
universal.
3. Histórica: Vê os eventos do livro como descrições simbólicas da
história da igreja, desde a época do NT até o final dos tempos.
4. Eclética ou idealista: Firma-se nos princípios espirituais do livro
e não dogmatiza sobre detalhes das visões mais misteriosas. Essa escola crê que
há três classes de passagens no Apocalipse: as que são muito claras quanto ao
ensino espiritual; as que são misteriosas, mas contêm elementos da verdade e
são instrutivas; as que são tão ocultas que é inútil, com nosso conhecimento
atual, dar-lhes interpretações finais.
É provável que algumas profecias
contenham dois elementos, o próximo e o distante. O primeiro refere-se
especialmente a eventos da época de João ou pouco depois, e o último trata de
acontecimentos futuros.
Existem três
correntes de interpretação do livro de apocalipse: basicamente divergem sobre a
segunda vinda de Cristo:
1-
A corrente Pós-Milenista- paz
por 1.000 anos e em seguida segunda vinda;
2-
A corrente Pré-Milenista
Dispensacionalista e Histórica - arrebatamento secreto, grande tribulação, 2ª
vinda de Jesus Cristo COM os santos. Propagadores mais conhecidos: Bíblia
Scofield e Serie Deixados para trás.
3-
A corrente Amilenista – milênio período
indeterminado, está hoje em processo, usa o sistema de interpretação conhecido
como paralelismo progressivo. Consiste em sete seções paralelas que descreve a
história entre 1ª e 2ª vinda de forma progressiva, em tom apoteótico.
Já Iluminados
regressamos ao texto proposto;
Apocalipse
1:5,6 Ele nos ama... nos libertou... nos constitui Reino e Sacerdotes... para
servir!
Apocalipse
1:7 Profere vinda profética nos Ares e profundo lamento na humanidade. Como
será? Pessoal, pública, visões poderosas.
Apocalipse
1:8 A assinatura do Deus Supremo sela a profecia com autoridade do seu nome. O
alfa e o Ômega, ou seja, de A a Z, tem o controle sobre todas as eras, épocas e
historia.
Apocalipse
1: 9-20 João tem a visão de Jesus glorificado.
Cinco verdades tremendas:
1- Grande
voz, como a trombeta. Anunciando/ Pronunciamento. v.10
2- Ordena
escrever as Sete Igrejas. V.11 e 19, 29
3- Visão
de Cristo glorificado X Cristo Moribundo. V.12-16
4- Quebrantamento
diante de Cristo glorificado. Vaso na mão do Oleiro (Jeremias). V. 17,18b;
5- Mensagem
para restauração do homem quebrantado Ele levanta com mão direita . v.17, 18
Concluir
Cristo Jesus nos levanta da
lama, do pó, e depois coloca sobre nós um coroa e vestes sacerdotais. “mitra
sacerdotal” continha a seguinte expressão: Santidade ao Senhor.
Temos a visão gloriosa do Noivo?
Prudentes, há azeite em nossas lâmpadas? Estão cheias de azeite?
Paz n´O
Caminho!!
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