Apocalipse - As 7 Cartas. Paradigmas para a Igreja pós-moderna?



Segunda Aula: A visão de Jesus Cristo Glorificado
Promessas aos Vencedores
Recompensas outorgadas aos vencedores (1Jo 2:13; 4:4; 5:5)
Alimento espiritual Ap 2:7
Novo nome Ap 2:17
Autoridade Ap 2:26
Vestes de justiça Ap 3:5
Coluna do templo de Deus Ap 3:12
Entronização Ap 3:21 Ap 12:11
Herança eterna Ap 21:7
Desmistificar ideia de que é um livro selado, catastrófico, ou histórico.
Conhecer as revelações das ultimas coisas é fundamental para nossa vida. Pavimentar a estrada que nos transporta para um futuro certo para o que cabalmente acontecerá com a raça humana, faz-nos este livro lembrar que esta vida aparentemente desprovida de sentido; tem sua história e enredo nas mãos de Deus soberano.
Conforta-nos falar sobre o descanso eterno dos santos, alegra-nos as promessas do futuro que se aproxima e estimula-nos para a peleja, ao revelar que o Cristo que nos alistou e nos chama para pregar ao mundo dirige pelo seu extremo poder todos os fatos da vida em favor do seu povo eleito.
O profeta messiânico Isaías diz “mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade” 9.1; continua dizendo “o povo que andava em trevas viu grande Luz, e ao que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. No capitulo 9, verso 6 explica-se o porque, “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o se nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.”
O profeta em sua visão vê  o Messias que se torna homem, aqui no livro do apocalipse o apóstolo João ao ter sua visão ver o homem que se tornou Senhor, excelso e glorificado.
Paulo em Fil 2.9 diz “pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome”.
Ainda lembrando as escrituras sagradas creiam. O Senhor é a nossa esperança! O Senhor adverte durante centenas de anos, a que não andasse pelo caminho deste povo ímpio e inadvertido, antes chama-nos, Is 8.13 “Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai; seja ele o vosso temor, dele é que vocês dever ter pavor”.
Deus tem sido uma ponte segura para muitos, mas uma pedra de tropeço, um obstáculo para milhares.
Isaías disse “Esperai pelo Senhor, guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meus discípulos” Is. 8.16.
As escrituras falam de um povo que procura adivinhos, consultam médiuns, cartomantes e a espíritos recorrem, aos seus deuses e mortos buscam favor. Seus pés se apressam ao laço do passarinheiro, vacilam em terreno movediço, são cegos que guiam cegos.
Entretanto ao seu povo Deus, deseja guiar por Caminho luminoso, “Seus estatutos e Mandamentos”, nos transportam das trevas, do lar das sombras para a cidade Luz, o sol brilha em seu fulgor para uns, mas neste exato momento caminham paralelamente neste mundo duas grandes multidões uma entre pastagens verdejantes, outra em meio a densas trevas, onde faróis e luminares não dão sua luz, sejam por suas ciências, filosofias ou fabulas.
Concordo com o Salmista que diz “lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Sl. 119. 105
Escreve o evangelista São Mateus: saindo Jesus de Nazaré, foi Jesus viver em Cafarnaum, junto ao mar, na Região de Zebulom e Naftali, para cumprir a profecia. Mt. 4.16 “O povo que vivia nas trevas viu grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.”
Digo essa luz não se apaga, não perde seu poder incandescente, amigos e ouvintes queiram hoje lançar luz, sobre suas vidas, sua caminhada recebe luz, arrependa-se de seus pecados.
Creia há luz entre nós! Os libertos do poder das trevas testificam, junto comigo existe luz para ti.
É impossível vencer o poder das trevas sem Sua ajuda, Jesus é a resplandecente Estrela para cada manhã. Aceite-o hoje.
Ore... “Confissão, renda-se e viva”.
Analisemos este formoso livro, capitular em propósito.  O livro de Apocalipse descortina o triunfo de Jesus e de sua Igreja. Assegura que nossa historia não navega a deriva, sob fortes nevoeiros, uma vez que, rasga o vento para um fim glorioso. A vitória do povo de Deus, ou seja, Cristo Jesus e Sua Igreja.
Reverendo Hernandes Dias Lopes lembra o que diz o apóstolo Pedro (2 Pe 3.12) declara “O estudo de Apocalipse incentiva-nos a santidade, encoraja-nos, no sofrimento e nos leva a adorar Aquele que está no trono”.
O tema do livro é Deus onipotente reina, a vitória de Cristo e de sua Igreja sobre Satanás e seus seguidores, a besta, o falso profeta, Ap. 17.14; 19.6.
Seu autor o apóstolo João, o discípulo amado, que em seguidas visões, estando preso em exílio na ilha de Patmos, pelo imperador Romano Domiciano, que se intitulava Senhor e Deus, por volta de 94-96 d.C.
Apocalipse  não é a revelação de João, mas a revelação do Pai, de seu filho Jesus a João.
São fortes e veementes as exortações à firmeza na fé, a paciência na tribulação, severa obediência na piedade, oração e vigilância perseverante.
O título é a transliteração da palavra grega apokaplypsis, cujo significado é:  revelação, desvendamento, descobrir, implica em levantar de uma cortina. Referindo-se a escrita que quer dizer revelar ou deixar claro.
Os destinatários: as evidências apontam que foi escrita durante um período de extrema perseguição aos cristãos, é uma fonte de força e coragem em tempos de perseguição e sofrimento intensos e duradouros. Então destina aos cristãos perseguidos do primeiro século em especial aos residentes da Ásia Menor. Estas cartas não destinam apenas aos crentes das sete Igrejas, mas cremos que a todos os cristãos/homens oriundos da semente gerada na cruz de Cristo, espalhados por todo este planeta. É destinada a todos os cristãos em todos os tempos.
Daí a inspiração para o tema desses sete estudos: Paradigmas para a Igreja pós-moderna?
Edward MacDowell escreve: As sete Igrejas são representativas das demais igrejas na província da Ásia e, possivelmente, em todo o Império Romano. Procurando aplicar as grandes verdades espirituais do Apocalipse à era atual, não será demais dizer que estas igrejas são representativas das igrejas de hoje.
A corrente de interpretação dispensacionalista entendem que as sete Igrejas são fases históricas do cristianismo: desde a Igreja Primitiva apostólica, (Éfeso) até a igreja contemporânea (Laodicéia) que se esfria por causa do distanciamento da fé genuína, da riqueza e do orgulho. AP. 3:16.
Os métodos de interpretação são variados e às vezes por demais imaginativos, acredito que nos foi dado por propósitos morais e espirituais, para confortar e fortalecer a igreja em todo o tempo contra  as forças do mal. Resumidamente apresento as principais vertentes interpretativas: escolas:
1. Preterista: Crê que as profecias do Apocalipse já se cumpriram.
2. Futurista: Sustenta que o livro contém um prognóstico da história universal.
3. Histórica: Vê os eventos do livro como descrições simbólicas da história da igreja, desde a época do NT até o final dos tempos.
4. Eclética ou idealista: Firma-se nos princípios espirituais do livro e não dogmatiza sobre detalhes das visões mais misteriosas. Essa escola crê que há três classes de passagens no Apocalipse: as que são muito claras quanto ao ensino espiritual; as que são misteriosas, mas contêm elementos da verdade e são instrutivas; as que são tão ocultas que é inútil, com nosso conhecimento atual, dar-lhes interpretações finais.
É provável que algumas profecias contenham dois elementos, o próximo e o distante. O primeiro refere-se especialmente a eventos da época de João ou pouco depois, e o último trata de acontecimentos futuros.
Existem três correntes de interpretação do livro de apocalipse: basicamente divergem sobre a segunda vinda de Cristo:
1-    A corrente Pós-Milenista- paz por 1.000 anos e em seguida segunda vinda;
2-    A corrente Pré-Milenista Dispensacionalista e Histórica - arrebatamento secreto, grande tribulação, 2ª vinda de Jesus Cristo COM os santos. Propagadores mais conhecidos: Bíblia Scofield e Serie Deixados para trás.
3-    A corrente Amilenista – milênio período indeterminado, está hoje em processo, usa o sistema de interpretação conhecido como paralelismo progressivo. Consiste em sete seções paralelas que descreve a história entre 1ª e 2ª vinda de forma progressiva, em tom apoteótico.

Já Iluminados regressamos ao texto proposto;
Apocalipse 1:5,6 Ele nos ama... nos libertou... nos constitui Reino e Sacerdotes... para servir!
Apocalipse 1:7 Profere vinda profética nos Ares e profundo lamento na humanidade. Como será? Pessoal, pública, visões poderosas.
Apocalipse 1:8 A assinatura do Deus Supremo sela a profecia com autoridade do seu nome. O alfa e o Ômega, ou seja, de A a Z, tem o controle sobre todas as eras, épocas e historia.
Apocalipse 1: 9-20 João tem a visão de Jesus glorificado.

Cinco verdades tremendas:
1-    Grande voz, como a trombeta. Anunciando/ Pronunciamento. v.10
2-    Ordena escrever as Sete Igrejas. V.11 e 19, 29
3-    Visão de Cristo glorificado X Cristo Moribundo. V.12-16
4-    Quebrantamento diante de Cristo glorificado. Vaso na mão do Oleiro (Jeremias). V. 17,18b;
5-    Mensagem para restauração do homem quebrantado Ele levanta com mão direita . v.17, 18

Concluir
Cristo Jesus nos levanta da lama, do pó, e depois coloca sobre nós um coroa e vestes sacerdotais. “mitra sacerdotal” continha a seguinte expressão: Santidade ao Senhor.
Temos a visão gloriosa do Noivo? Prudentes, há azeite em nossas lâmpadas? Estão cheias de azeite?
Paz n´O Caminho!!

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