Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;



Jo 15.16; diz que ele nos escolheu, e vos nomeou; investiu de poder para frutificar. Todos os cristãos são escolhidos “do mundo” para darem frutos para Deus.
Jo 15.1-8;
Vara que não dá fruto tira. Vara que dá fruto limpa, para dar mais fruto.
Vara que não está ligada na árvore “videira” não dará mais frutos.
Vara que está ligada na árvore “videira” dará muitos frutos, e ainda recebe uma classificação de seus discípulos. São as mudas, as estacas para replantio.

Como frutificar em meio a pior geração que já vimos? Por todos os lados há corrupção. Como?
Eu não frutifico a muitos anos. Eu parei, e agora?
Me sinto tão só, no deserto da vida? Fui abandonado, não tenho apoio. Como florescer e frutificar?

Contextualização
FLOR – Expressões do cotidiano:
1) Órgão de reprodução das plantas (Sl 103.15). 
2) “Flor da idade” é a juventude, a mocidade (1Co 7.36).
3) “Fina flor” é o grupo mais alto da sociedade (Ez 23.7). 
4) “Flor de farinha” é a farinha mais fina (Gn 18.6).

No tema sugerido a expressão é florescer. O que significa?
Florescer – ato de cobrir-se de flores; dar ou fazer brotar flores; enflorar; tornar-se próspero; desenvolver-se.

Biologia – é o conjunto de disciplinas que tem por objetivo de estudo os seres vivos (vegetal e animal). Portanto, estuda sua estrutura, funções e órgãos, evolução, reprodução e interações entre e si com o meio.
Charles Darwin disse que “o meio seleciona os indivíduos mais aptos a sobrevivência”.
Um critério básico para definir um ser vivo é sua capacidade de adaptar-se e de extrair energia nas mais variadas situações. Outra característica é a capacidade de auto reprodução.
Jean Baptiste de Monet Lamarck afirmou que “o meio modifica plantas e animais”.
Pouca questão tem ocupado tanto a ciência quanto a origem da vida. Foi Louis Pasteur que descartou a ideia de geração espontânea e estabeleceu o princípio da biogênese, segundo qual, as vidas provem somente da vida.
Como a maior parte das disciplinas científicas, a biologia, se baseia na observação da natureza. É formada por uma multiplicidade de áreas científicas. Porém, se organizou historicamente em dois ramos de saber: a botânica, que é o estudo das plantas, e a zoologia, que é o estudo dos animais. 
Hoje surgiram várias especializações por exemplo ictiologia (estudo peixes), entomologia (insetos), micologia (fungos), fisiologia (órgãos e funções), embriologia (desenvolvimento até a fecundação), paleontologia (fósseis), e ecologia (interações, população e comunidade).
Conforme o contexto histórico o homem primitivo já desenvolvia estudo e pesquisa, produzindo conhecimento de animais e plantas, basicamente comportamento e períodos de frutificação das espécies (alimentos).

Existem documentos que comprovam que em cerca de 1800 a.c., os Babilônicos e os Egípcios antigos dispunham de conhecimento sobre plantas, pastas e óleos vegetais, que aplicavam por exemplo às técnicas de embalsamamento.
Aristóteles no século IV a.C. produziu influência no conhecimento biológico em boa parte da Europa até a idade média, seu discípulo Teofrasto é responsável por sistematizar e dar nome a diversas partes das plantas, e estudou os fenômenos da polinização e do desenvolvimento de sementes.

“Vivo para florescer outros jardins e, sem perceber, o meu se abarrota de rosas e manacás... Vivo, cada dia, como se fosse cada dia. Nem o último nem o primeiro - O Único..." Pablo Neruda

Não há jardins sem flores, nem coração sem amor. Miguel de Cervantes

Características da palmeira e do cetro do Líbano em relação ao do cristão
Sl. 92.12 - Os justos florescerão como as palmeiras crescerão como cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.

Há mais de 2.000 espécies de palmeira no mundo. Mas a da bíblia chama-se tamareira, seu fruto é a tâmara.
1. Seu crescimento: atinge de 15 a 30 metros de altura, A palmeira é notada pelo seu crescimento vertical, e ainda que alguém venha amarrá-la, ela continuará crescendo para vertical. Assim deve ser todo cristão, nenhuma dificuldade, nenhum impedimento, nenhuma tentação deve impedir o seu crescimento espiritual.
2. Sua longevidade: produz fruto durante muito tempo de 100 a 200 anos.
3. Não se arranca uma palmeira facilmente: A palmeira é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes. Enquanto outras árvores morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída
4. Você pode cortar uma palmeira, mas não pode matar uma palmeira: A maioria das árvores tem uma capa protetora chamada casca, se você quiser matá-la, basta tirar a casca de fora da árvore; mas não é assim com a palmeira. Você pode cortar a casca de fora e ela não more, por quê? Porque ela não pega os nutrientes de fora como às outras árvores pegam,
A palmeira adquiri os nutrientes que a mantêm com vida de dentro dela, a força, a vida da palmeira não vem de fora mais sim de dentro. Você pode cortar a palmeira por fora, você pode feri-la por fora, porém ela não morre. Continuará viva por dentro.
5. A palmeira cresce no deserto de sequidão e desolação, floresce e dá fruto onde outras árvores morrem.
6. A palmeira não se alimenta da areia do deserto, vivem porque as suas raízes encontram águas profundas no deserto (Tem raízes de até 300 metros).
7. A palmeira é símbolo de beleza “Quem é esta admirável como a aurora? Bela como a lua e radiante como o sol, majestosa como um exército em ordem? “Cantares 6:10. Essa árvore tem postura de realeza, ou seja, ela tem a elegância de um Rei pela sua estatura predominante. Em cantares. 7.7 fala que ela é semelhante à Igreja Do Senhor, indica que ela é bela de se ver e muito atraente. Cantares 7.8 -Lev. 23.40. E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras.
8. Seu fruto: A palmeira é notada pelos seus frutos abundantes, e seu cacho pode dar mais de 200 frutos, erguendo-se para o sol.
9. Sua utilidade: A palmeira toda: Frutos, tronco, folhas e até mesmo a raiz é útil ao homem da palmeira tudo se aproveita:
Da planta, aproveita-se tudo, produzindo-se: fibras, óleos, ceras, etc. Crescimento, adaptação e estabilidade são características marcantes da palmeira.
É uma árvore Fenomenal, há várias referências bíblicas de utilização da mesma. O Povo fazia tendas com suas folhas, à semente do seu fruto alimentava animais. Lv. 23.40. Os homens louvavam a Deus e comemoravam com suas palhas. Jo.12.13 Cortejavam Rei também com suas palhas. Construíam casas com seus troncos, e ainda com as folhas faziam cestas, escovas, cordas, esteiras, etc.
10. O poder da sua extensão: A palmeira se reproduz com uma só semente, mas olhe ao pé de uma palmeira e verás muitas sementes ao seu redor. Quando há pelo menos 30 palmeiras perto uma das outras, ervas brotam e com o tempo formam um OASIS.
11. Sua separação: A palmeira não aceita enxertos, não pode se unir com outros tipos de arvores.
12. Sua tipologia: A palmeira é símbolo de triunfo (João 12:13 Jesus entrando em Jerusalém - Ap 7:9 – A entrada das multidões dos mártires na glória com palmas na mão).
13. O Cedro. Suas Raízes Que Abraçam a Rocha: Em botânica, ensina-se que toda raiz quando cresce muito e atinge a rocha, ela para de crescer. No caso do cedro do Líbano, a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a. Enquanto algumas raízes veem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro, justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha, mais firme ficará.
14. O Cetro. Suas Raízes Buscam as Águas Profundas: Outra verdade interessante é que o Cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva, como planta típica dessa região árida e semiárida.
15. Seu Crescimento é Lento, Mas Consistente. Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, alguns chegam a atingir a altura de até 40 metros.
Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer.
16. O Florescimento da Palmeira: As Palmeiras florescem numerosas vezes, em abundância, o ano inteiro, em todas as estações. Os insetos, especialmente as abelhas, encontram ali alimento e contribuem com a polinização.
Depois das flores, os frutos. Os frutos são abundantes o ano inteiro, independente da estação.
17. A Resistência da palmeira: A resistência a ventos e tempestades é outra característica da planta. Elas balançam, perdem folhas..., mas não caem facilmente. É muito trabalhoso arrancar uma palmeira adulta do solo.
18. Palmeiras se destaca, são visíveis a longas distâncias.
19. Seu alto Poder de superação: tais como: vendaval, tempestades e mudanças climáticas. A "ventania" sopra, arranca folhas, espalha as flores e quando cessa tudo, ela está mais forte, pronta para florescer e se renovar, ela tem a habilidade de suportar tremendas tempestades.
20. Cria raízes profundas: sua raiz chega a entrar centenas de metros embaixo da terra. A raiz da palmeira desce dentro da terra até encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes. Estão seguras por uma raiz que vai muito profundo e não permite que os ventos a desloquem.
21. Você pode fazer com que a palmeira se curve, mas não pode se quebrar uma palmeira: Se vocês já tiveram a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, você vê que a palmeira se enverga muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que era antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km por hora. VOCÊ FOI CONCEBIDO, VOCÊ FOI FORMADO PARA SOBREVIVER A TEMPESTADE
22. O fruto da palmeira: é preservado distante dos predadores, distante dos perigos, o fruto da palmeira é preservado em segurança. Você não alcança o fruto da palmeira facilmente.
23. A palmeira não resiste ao frio intenso: Uma coisa que a palmeira não pode suportar é o FRIO. Ela somente floresce e cresce em meios ambientes quentes, em climas quentes. O justo é como a palmeira, Deus não te fez para sobreviver a temperaturas frias. Se você está esfriando no seu relacionamento com Deus, você está morrendo. Você pode ter uma palmeira na Jamaica, Havaí, Bahamas, litoral..., mas você nunca terá uma palmeira no Alaska, porque o meio ambiente não é propício. Se você está frio espiritualmente falando, você está morrendo espiritualmente. O pastor não é responsável por te manter quente. O líder de louvor não é responsável por manter sua temperatura espiritual quente, a responsabilidade é sua, você tem de cultivar um meio ambiente propício a te manter quente e no fogo do Espírito Santo.

Florescer Para Frutificar
Os 10.12; diz “semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia”.

Sl 1.3...; diz que “o justo será como árvore junto a ribeiros. Produz e ao seu tempo. Tudo prosperará”.

Is 3.10; deixa nos uma palavra de esperança “dizei ao justo que bem lhes irá, porque comerão do fruto das suas obras”.
Florescer Para Frutificar
At 14.14-17; Paulo e Barnabé pregavam na região de Listra e Derbe, após serem usados por Deus para curar um coxo, as multidões da cidade atônita chamara-os de deuses, os sacerdotes de Júpiter e Mercúrio, pegaram touros para sacrificarem-lhes. Mas em atitude de rejeição eles proclamam “16No passado Deus deixou que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos. 17Mas Deus sempre mostra quem ele é por meio das coisas boas que faz: é ele quem manda as chuvas do céu e as colheitas no tempo certo; é ele quem dá também alimento para vocês e enche o coração de vocês de alegria”.

As chuvas temporã e serôdia, são usadas na Bíblia como um termo simbólico do derramamento do Espírito Santo.

No Oriente, a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela é necessária para que a semente possa germinar. Sob a influência de fertilizantes aguaceiros, nasce o tenro broto. Caindo perto do fim da estação, a chuva serôdia amadurece o grão e o prepara para a ceifa. O Senhor utiliza esses elementos da natureza para representar a obra do Espírito Santo. Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de um estágio para outro, o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa a conclusão do trabalho da graça de Deus no coração.
Florescer Para Frutificar
Is 27.6; “Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto o mundo”.

Na sequidão do deserto palestino, faltam chuvas, o orvalho proporcionava a umidade necessária para a vegetação. É considerado na bíblia, símbolo de fertilidade.

Os 14.5-7; Deus declama uma fiel promessa ao Israel de Deus: Eu serei, para Israel como o orvalho. Promete ainda que Israel irá: “características da frutificação”
Florescer como o lírio; - Aspectos percebido, símbolo de triunfo diante da podridão – Beleza e Pureza.
Espalhará suas raízes como o cedro do Líbano; - Aspecto de força, valor estimado e profundamente arraigado na Palavra.
Estenderá suas vergônteas, as varas; - Aspecto de renovação para novo florescer, novos ramos. Jo 15.1-8;
Sua Glória será como a da oliveira; - Aspecto de Estima, poder de cura e sagrado.
Sua fragrância como o do Líbano; - Aspecto de acentuado, e marcante.
Voltará os que se assentam à sua sombra; - Aspecto de restauração dos descendentes – Sl 128.
Vivificados como o trigo; - Aspectos de resistência, duradouro e crescentes.
Florescerá como a videira; - Aspecto de tempo em tempo e cada vez mais apurado e melhor.
Ser famosos como o vinho do Líbano. – Aspecto de notoriedade e relevância.
São figuras de linguagem que demonstram, quão precioso será a restauração da frutificação na sua vida.

Às vezes você me perguntaria mais esta é a pior geração que já vimos? Por todos os lados corrupção.
Eu não frutifico a muitos anos. Eu parei, e agora?
Me sinto tão só no deserto da vida? Fui abandonado, não tenho apoio. Posso frutificar?

Is 37.31; nos revela uma mensagem para o remanescente fiel a Deus. “Tornará a lançar raízes para baixo e dará fruto para cima”.

Is 27.6; “Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto o mundo”.

As condições para uma boa frutificação:
1 – Ser uma boa árvore – Mt 7.16-20; Mt 12.33; Lc 6.43-45;
2 – Ter raízes profundas – Espiritualidade autêntica. Adorador, adora em Espírito e em Verdade.
3 – Estar plantado em boa terra, abraçado a Rocha – Firmeza e perseverança.
4 – Receber chuvas no tempo certo – Seja nossa oração a do Profeta Zc 10.1“Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo”.
5 – Usufruir do orvalho em tempos secos. Saiba viver na providência divina e

Florescer Para Frutificar – significa desenvolver em meio as crises, brotar para a vida espiritual relevante e autentica.

Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles... Rubem Alves


 Paz nO Caminho!!

Fonte:
Bíblia Plenitude
Bíblia NTLH
Enciclopédia Barsa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tamareira


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade