As 7 igrejas no Apocalipse - Paradigmas para a igreja pós-moderna? Pergamo
Chave 3 - A CARTA A
IGREJA DE PERGAMO
Cap. 2.12-17; -
Arrepende-te. Culto Sem Mistura
Objetivos do Estudo:
Quais os
princípios fundamentais da fé e os princípios para uma vida sábia? Como
manter-se na doutrina verdadeira sem dar lugar as heresias e com o secularismo?
Como permanecer fiel diante de sedução maligna e do martírio?
“O problema do sincretismo na atualidade e
o materialismo desenfreado”
A igreja em Pérgamo pode ser comparada à
igreja de hoje sob às pressões do mundo secular, ainda que não tenhamos
nada no mundo ocidental comparável ao culto ao imperador (trono de Satanás), com
sua rejeição e perseguição de tudo o que é cristão (apesar de muitas outras
nações estarem experimentando isso). Entretanto, temos de fato uma sociedade
secular que pressiona fortemente os cristãos a que façam concessões e se
conformem a ela (cf. lPe 4.3,4)
Pesquisas têm demonstrado que, embora o
evangelicalismo esteja hoje num dos mais elevados picos de popularidade da
história, raramente teve efeito tão insignificante sobre a sociedade quanto
hoje e, em geral, é difícil distinguir, os cristãos dos não cristãos com base
em seu estilo de vida e suas atitudes.
A palavra de
Jesus sempre deve ser o guia da Igreja. 1.1; 3.11.
Ap 2.6, 15.
Deus abomina o ensino herético que diz podemos ser salvos, e ao mesmo tempo,
viver na devassidão. Repelir aquilo que
Deus abomina é característica principal de quem é leal a Cristo. Sl 139.21; Não aborreço eu, Senhor, os que te
aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Pv 8.6,13; 6Ouvi, pois
falarei coisas excelentes; os meus lábios proferirão coisas retas. 7Porque a
minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade. 13 Temer o SENHOR Deus é odiar o
mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras
falsas. Ver Jo 3.19; E é assim que o julgamento é feito: Deus
mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que
é mau.
O ponto
Central é alertar a igreja sobre o risco da perigosa mistura da igreja, sua
doutrina com o mundanismo e a imoralidade.
Há brado
nessas entrelinhas a igreja contemporânea, a você e a mim. Sl 139. 23, 24;
Conhecendo a Igreja de Pérgamo (sig. casamento): (Contexto histórico,
cultural e religioso)
Pérgamo:
Situada ao norte de Esmirna, era famosa por ser o centro do culto prestado a
diversos deuses pagãos e, especialmente, ao imperador romano. No ano 29 a.C.,
havia-se construído ali o primeiro templo em sua honra.
Pérgamo - foi a maior
cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Está situada em um
espaçoso vale, a 26 quilômetros do mar Egeu, naquilo que é hoje a Turquia. Séculos antes de Cristo, Pérgamo foi a capital de um império independente,
a saber, Dinastia
Atálida. Seus templos impressionantes, biblioteca
e recursos médicos fizeram de Pérgamo um renomado centro cultural e político.
No tempo em que o apocalipse estava sendo escrito, Pérgamo tornou-se parte do
Império Romano, mas por causa da localização e importância, os romanos
usaram-na como centro administrativo da província da Ásia.
Verdade proposta: “CRISTO CONHECE E REVELA OS
PERIGOS QUE AMEAÇAM A IGREJA”
Curiosidades:
PERGAMINHO - Material
folheado, feito de peles de animais, sobre o qual se escrevia. Começou a ser
usado em torno de 200 a.C. em PÉRGAMO e por isso tem esse nome. Os livros de
pergaminho, como os de PAPIRO, tinham a forma de rolo (Is 34.4, RA; 2Tm 4.13).
PATMOS - Patmos é uma pequena ilha no Mar
Egeu, localizada a 56.3 quilômetros ao oeste da cidade de Mileto. Patmos mede
cerca de 16.1 quilômetros de comprimento e 9.7 quilômetros de largura.
Em Apocalipse 1:9 o apóstolo João fala que
ele estava na ilha de Patmos por pregar a palavra de Deus e falar sobre Jesus
(NLT). Ele também indica que ele é participante no seu sofrimento. Um historiador
romano diz que os romanos usavam as ilhas do Mar Egeu como lugar de exílio
durante o século 1.
Na época em que as igrejas asiáticas estavam
sofrendo perseguição, João escreve a elas da ilha. Ele escreve para as sete
igrejas com um tom de encorajamento e aviso. As cartas são seguidas de uma
visão divina que o autor teve do julgamento iminente (Apocalipse 22:6).
Portanto, Patmos foi o local de onde originou o livro de Apocalipse.
v.13 O trono
de Satanás – Altar a Zeus de 60 m de altura, centro de adoração ao Imperador, e
a Asclépio – o deus da medicina, cujo símbolo era uma serpente.
Não negaste a
minha fé: Provavelmente, alguns cristãos tenham sido obrigados a negar a sua fé
sob pena de morte. A exemplo de Antipas, o primeiro cristão da Ásia a ser
martirizado por sua fé em Jesus.
Cristo examina a Igreja e julga os que se
rendem ao pecado (v.12-16)
O resulto do
exame é o diagnostico que a fonte do pecado é o trono de Satanás. Sem chifres,
cascos ou rabos ele é um ser espiritual inteligente, poderoso e inescrupuloso.
O reino de Satanás é aonde reinam as trevas; ele cega e instiga os homens a
pecar.
A igreja
precisa se arrepender de sua tolerância com o erro e o pecado. Nem todos
pecaram porem todos foram disciplinados: Arrependimento e conformismo.
Cristo vê uma igreja que começa a negociar
a verdade v. 14
v.14 Balaão:
Cf. Nm 22—24. Aqui, ele é mencionado como culpado da idolatria de Israel
narrada em Nm 25.1-3, segundo tradições judaicas baseadas em Nm 31.16.
v.14 Coisas
sacrificadas aos ídolos: Cf. 1Co 8.7-13; 10.20-21.
Cristo vê uma igreja que começa a ceder às
pressões do mundo v. 14
O pecado
enfraquece a igreja. Sua força esta na sua identidade, quanto é santa. Se ela
se mistura ao mundo adota seu estilo de vida, perde seu poder e sua influência.
Cristo vê uma igreja que começa a baixar o
seu nível moral v. 15
v.15 Nicolaítas:
Ver 2.6, n.; provavelmente, os mesmos que praticavam a doutrina de Balaão
mencionada no v. 14; eram ensinamentos que seduziam o povo de Deus à idolatria
e imoralidade. O nome grego Nikólaos podia ser entendido como tradução do
hebraico Balaão, “devorador do povo”.
Liberdade de
Cristo não é liberdade para o pecado. Graça não é licença para imoralidade, e
libertinagem. Os nicolaítas ensinam que não precisavam ser diferentes. Que os
crentes precisam ser iguais aos pagãos. O que Éfeso odiava era tolerado em
Pérgamo.
Cristo examina a Igreja e premia os
Vencedores
v.17 Maná: Êx
16.14-35. O maná é, às vezes, descrito como alimento celestial: Sl 78.25; Cf.
Jo 6.48-50. Jesus é o verdadeiro pão do céu ver João 6.31-35, 48-51. Banquete
permanente que teremos nos céu, também fala das benções da era messiânica.
Os cristãos de
Pérgamo deviam evitar a comida oferecida aos ídolos para alcançarem o maná
celestial.
O Crente não
deve participar de banquetes pagãos, pois vão participar dos banquetes do céu.
Ao “vencerem”
tanto a pressão do culto ao imperador quanto a dos falsos mestres em seu meio,
os crentes receberão uma comida espiritual agora como um antegosto do maná
celestial no Reino Eterno.
v.17 Uma
pedrinha branca (da vitória): A cor branca é símbolo de quem pertence a Deus. A
pedra é como uma credencial dessa pertença. O ato símbolo do voto do júri
judaico: Absolvição pedra branca, condenação pedra preta eram jogadas numa urna
ou entregue ao criminoso. Pedras especiais eram usadas como símbolos para
vários propósitos, exemplo como recompensa em vitórias em jogos, e ainda, o
recebimento de sustento pelo povo até o findar da vida.
v.17 Um nome
novo: Cf. Is 62.2; 65.15. Beatificação do Justo. Pv 10.7... o nome do ímpio
apodrecerá; Refere-se ao caráter de Cristo atribuído à pessoa (Ap. 22.4; Is
62.2). Vejamos:
A luz da
expressão seguinte, “que ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe”, um
nome pessoal parece uma opção um pouco melhor. E difícil ver como o nome de
Deus ou de Cristo seria conhecido apenas pelo vencedor, provavelmente este é um
“novo nome” dado ao vencedor por Cristo, conforme Isaías 62.2: “... e te
chamarão por um novo nome, que a boca do Senhor designará.” (cf. Is 65.15)
Resumindo, o
maná e a pedra branca são símbolos escatológicos relacionados à festa
messiânica no Reino Eterno e também falam da comida espiritual e do novo nome
que Deus já dá aos crentes no presente.
Igreja
|
Elogio
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Crítica
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Instrução
|
Promessa
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Pérgamo
|
Mantém a fé em Cristo
|
Tolera a Imoralidade, a idolatria e heresias. Comer coisas
sacrificadas a ídolos.
|
Arrepender-se
|
O maná escondido e uma pedra branca com novo nome
|
Aos crentes é dada a escolha: ir à guerra
contra os hereges ou Deus fará isso no lugar deles, mas com resultados mais
drásticos.
Conforme discutido em 2.7a, o chamado para
ouvir é elaborado a partir da afirmação em Marcos 4.9 e em outras passagens,
uma advertência profética para chamar a atenção às palavras desta carta. E o
“Espírito” quem está falando, e a igreja corre perigo quando ignora essas
palavras. Além disso, “ouvir” é “obedecer”, e este é um chamado a colocar essas
exortações em prática. Se a igreja está disposta a ouvir, os crentes devem se
“arrepender” (2.16) e começar a repreender os falsos mestres e seus seguidores.
Portanto,
como Pérgamo, a maioria de nós vive no império de Satanás e enfrenta grande
pressão para enfraquecer-se na fé e na caminhada com Cristo. E muito comum
pregarmos e vivermos uma teologia cristã diluída (muitos cristãos estão dando
as costas para a teologia e buscando apenas uma religião do “bem-estar”).
Devemos treinar mestres e pregadores que tornem a verdade teológica empolgante
e relevante. Precisamos nos “arrepender” e fomentar “vencedores” tanto quanto o
precisava a igreja em Pérgamo.
Paz nO
Caminho!!
Pr Flávio Teles
Referencias e Pesquisa:
Bíblia Thompson
Bíblia Scofield
Bíblia Plenitude
Bíblia Dake
Comentário Expositivos Hagnos,
Apocalipse.
Comentário Exegético de Apocalipse, por
Grant R. Osborne
Estudo Panorâmico da Bíblia Ed. Vida.
Edward A. McDowell. A soberania de Deus
na História.
W. Hendriksen. Mais que Vencedores.
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