As 7 igrejas no Apocalipse - Paradigmas para a igreja pós-moderna?


Apocalipse - AS SETE IGREJAS NO.
Paradigmas para a Igreja pós-moderna?
A visão de Cristo — As sete igrejas —

As coisas que hão de acontecer depois que a Igreja estiver na eternidade – conflito moral e ético

Primeira Aula – Introdução

Titulo O nome é a transliteração da palavra grega apokalypsis, cujo significado é: revelação, desvendamento. Livro profético, histórico e espiritual. Do gr. apokalupsis, desvelar ou descobrir, implica o levantar de uma cortina para que todos possam igualmente ver o que e descoberto. Quando usado para referir-se a escrita, significa revelar ou deixar claro (Ef 3.3; Gl 1.12);
Data e local: Escrito em Patmos colônia prisional dos romanos para perigosos, local onde João foi exilado pelo Imperador Domiciano “por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”, por volta de 96 d.C. (1.9).
Autor: O apostolo João (1.1;) Exilado pelo Imperador Diocleciano, foi deixado nessa remota, rochosa e perigosa ilha em meio às serpentes venenosas v.1.9; porém de alguma forma saiu daquele lugar e estabeleceu-se me Éfeso, onde teria escrito o livro, cerca de 96 d.C.
Tema: A revelação (exposição) de (da parte de) Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas (eventos) que em breve haveriam de se cumprir (1.1). Essas “coisas” deveriam acontecer a partir da época de João ate - e incluindo - os eventos eternos do novo céu e da nova terra.

O livro apresenta três divisões claramente definidas, sendo que o conteúdo delas segue uma a outra na ordem dada, como segue:
1 As coisas que tens visto, ou seja, a visão de Cristo no meio dos castiçais (1.12-20), que, juntamente com a introdução de todo o livro, forma o capitulo 1.
2 As coisas que são, ou seja, as sete cartas às sete igrejas na Ásia Menor, ou atual Turquia, a quem todo o livro está dirigido (1.19; 2.1-3.22). Essas mensagens para as igrejas aplicam-se a toda a era da igreja e vão ate o arrebatamento da igreja, pouco antes da futura tribulação c da chegada do Anticristo, que ficara aqui durante os últimos sete anos desta era (Dn 9.27; 2 Ts 2.7-12; Ap 6.1-19.21).
3 As coisas que depois destas hão de acontecer, ou seja, os eventos após o arrebatamento da igreja (1.19; 4.1-22.5). Entre eles estão as cenas no céu (Ap 4-5), os sete selos e suas afirmações em parêntesis (Ap 14.1-19.21), o Milênio (Ap 20), o novo céu e a nova terra (Ap 21.1-22.5) e os eventos da conclusão (Ap 22.6-21).

Estatísticas: 66° e ultimo livro da Bíblia; 22 capítulos; 404 versículos; 9 perguntas; 53 versículos de historia; 10 versículos de profecias cumpridas e 341 versículos de profecias não cumpridas. Bíblia Dake.

Métodos de interpretação: Podem ser extremamente variados e com frequência imaginativos.
Milhares de volumes têm sido escritos sobre esse livro. Existem quatro escolas principais de interpretação.
1. Preterista: Crê que as profecias do Apocalipse já se cumpriram.
2. Futurista: Sustenta que o livro contém um prognóstico da história universal.
3. Histórica: Vê os eventos do livro como descrições simbólicas da história da igreja, desde a época do NT até o final dos tempos.
4. Eclética ou idealista: Firma-se nos princípios espirituais do livro e não dogmatiza sobre detalhes das visões mais misteriosas. Essa escola crê que há três classes de passagens no Apocalipse as que são muito claras quanto ao ensino espiritual; as que são misteriosas, mas contêm elementos da verdade e são instrutivas; as que são tão ocultas que é inútil, com nosso conhecimento atual, dar-lhes interpretações finais.
É provável que algumas profecias contenham dois elementos, o próximo e o distante. O primeiro refere-se especialmente a eventos da época de João ou pouco depois, e o último trata de acontecimentos futuros.

Particularidades
O Apocalipse é o único livro da Bíblia que contém uma promessa especial aos leitores obedientes (1:3) e ao mesmo tempo pronuncia uma maldição sobre os que alterarem seu conteúdo, 22:18,19.
V. 3; as Três classes abençoadas.
1 Aqueles que leem o Apocalipse (a Bíblia).
2 Aqueles que o ouvem.
3 Aqueles que guardam as coisas escritas nele.

Sete é o número dominante do livro: sete candeeiros, igrejas, selos, anjos, trombetas, tronos, taças, espíritos, estrelas etc.; e sete “não mais”.
Os últimos capítulos de Apocalipse apresentam um contraste assombroso com os primeiros capítulos de Gênesis. Gênesis fala da criação do Sol, da entrada do pecado no mundo, da proclamação da maldição, do triunfo de Satanás e da exclusão da “árvore da vida”. Apocalipse fala do lugar em que não haverá necessidade do Sol, não haverá pecado nem maldição, onde Satanás será vencido e haverá acesso à “árvore da vida”.

Plano de estudo
Ainda que o livro seja com frequência passado por alto, devido ao seu caráter misterioso, há muitos pontos de vista a partir dos quais podemos estudá-lo proveitosamente, sem a necessidade de interpretação dogmática ou arbitrária. Se o livro está escrito em código, não pretendemos que as sugestões a seguir constituam o manual que lhe revele os mistérios, apenas que sejam proveitosas.

Tema sugerido: Paradigmas para Igreja pós-moderna? O conflito moral e espiritual das épocas.
Personagem central: O Cordeiro, mencionado cerca de trinta vezes, finalmente vitorioso sobre todos os poderes do mal.
 
SINOPSE DO ESTUDO
O livro pode ser dividido em visões (Sete), algumas das quais são parcial ou totalmente veladas, e outras, comparativamente claras quanto ao ensino. Nem sempre é possível dizer onde termina uma visão e começa outra, mas, por conveniência, elas podem ser estudadas sob vários números, de acordo com o ponto de vista de cada um, dos escritores, tradutores e estudantes.
I. Introdução, saudação e promessa aos leitores obedientes, 1:1-8
II. Saudação de João e do Cristo glorificado, v. 4-8
1.ª Visão
1. Do Cristo glorificado, 1:9-16
2. Ordem de escrever às sete igrejas, 1:19
3. Mensagem às igrejas, caps. 2 e 3
a) A Éfeso, a igreja reincidente, persistente no serviço, estrita na disciplina, mas esfriando no amor, 2:1-7
b) A Esmirna, a igreja pobre, mas verdadeiramente rica, que enfrentava um período de perseguição, 2:8-11
c) A Pérgamo, a igreja em ambiente perverso, firme mas infectada com heresia, 2:12-17
d) A Tiatira, a igreja de boas obras, mas que tolerava uma falsa profetisa, 2:18-29
e) A Sardes, a igreja moribunda, 3:1-6
f) A Filadélfia, a igreja fraca, mas fiel, 3:7-13
g) A Laodicéia, a igreja morna, satisfeita consigo mesma, que se orgulhava de sua riqueza, mas era miserável, pobre, cega e nua, 3:14-22
        
Cristo é descrito em apocalipse como a Testemunha Fiel, Ap 1:5. O Alfa e o Ômega, Ap 1:8. O Leão da tribo de Judá, Ap 5:5. O Cordeiro, Ap 17:14. A Palavra de Deus, Ap 19:13. Rei dos reis e Senhor dos senhores, Ap 19:16.
 

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