As 7 igrejas no Apocalipse - Paradigmas para a igreja pós-moderna?
Apocalipse - AS SETE IGREJAS NO.
Paradigmas
para a Igreja pós-moderna?
A
visão de Cristo — As sete igrejas —
As
coisas que hão de acontecer depois que a Igreja estiver na eternidade –
conflito moral e ético
Primeira
Aula – Introdução
Titulo
– O nome é a transliteração da palavra
grega apokalypsis, cujo significado é: revelação, desvendamento. Livro
profético, histórico e espiritual. Do gr. apokalupsis, desvelar ou descobrir,
implica o levantar de uma cortina para que todos possam igualmente ver o que e
descoberto. Quando usado para referir-se a escrita, significa revelar ou deixar
claro (Ef 3.3; Gl 1.12);
Data e local: Escrito em Patmos colônia prisional
dos romanos para perigosos, local onde João foi exilado pelo Imperador
Domiciano “por causa da palavra de Deus e do
testemunho de Jesus”,
por volta de 96 d.C. (1.9).
Autor: O apostolo João (1.1;) Exilado pelo
Imperador Diocleciano, foi deixado nessa remota, rochosa e perigosa ilha em
meio às serpentes venenosas v.1.9; porém de alguma forma saiu daquele lugar e
estabeleceu-se me Éfeso, onde teria escrito o livro, cerca de 96 d.C.
Tema: A revelação (exposição) de (da parte de) Jesus Cristo, que
Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas (eventos) que em breve
haveriam de se cumprir (1.1). Essas “coisas” deveriam acontecer a partir da época
de João ate - e incluindo - os eventos eternos do novo céu e da nova terra.
O livro apresenta três divisões
claramente definidas, sendo que o conteúdo delas segue uma a outra na ordem
dada, como segue:
1 As coisas que tens visto, ou seja, a
visão de Cristo no meio dos castiçais (1.12-20), que, juntamente com a
introdução de todo o livro, forma o capitulo 1.
2 As coisas que são, ou seja, as sete
cartas às sete igrejas na Ásia Menor, ou atual Turquia, a quem todo o livro está
dirigido (1.19; 2.1-3.22). Essas mensagens para as igrejas aplicam-se a toda a
era da igreja e vão ate o arrebatamento da igreja, pouco antes da futura
tribulação c da chegada do Anticristo, que ficara aqui durante os últimos sete
anos desta era (Dn 9.27; 2 Ts 2.7-12; Ap 6.1-19.21).
3 As coisas que depois destas hão de
acontecer, ou seja, os eventos após o arrebatamento da igreja (1.19;
4.1-22.5). Entre eles estão as cenas no céu (Ap 4-5), os sete selos e suas
afirmações em parêntesis (Ap 14.1-19.21), o Milênio (Ap 20), o novo céu e a
nova terra (Ap 21.1-22.5) e os eventos da conclusão (Ap 22.6-21).
Estatísticas: 66° e ultimo livro da Bíblia; 22
capítulos; 404 versículos; 9 perguntas; 53 versículos de historia; 10
versículos de profecias cumpridas e 341 versículos de profecias não cumpridas. Bíblia Dake.
Métodos
de interpretação: Podem ser extremamente variados e com
frequência imaginativos.
Milhares de volumes têm sido
escritos sobre esse livro. Existem
quatro escolas principais de interpretação.
1. Preterista:
Crê que as profecias do Apocalipse já se cumpriram.
2. Futurista:
Sustenta que o livro contém um prognóstico da história universal.
3. Histórica:
Vê os eventos do livro como descrições simbólicas da história da igreja, desde
a época do NT até o final dos tempos.
4. Eclética
ou idealista: Firma-se nos princípios espirituais do livro e não dogmatiza
sobre detalhes das visões mais misteriosas. Essa escola crê que há três classes
de passagens no Apocalipse as que são muito claras quanto ao ensino espiritual;
as que são misteriosas, mas contêm elementos da verdade e são instrutivas; as
que são tão ocultas que é inútil, com nosso conhecimento atual, dar-lhes
interpretações finais.
É provável que algumas profecias
contenham dois elementos, o próximo e o distante. O primeiro refere-se
especialmente a eventos da época de João ou pouco depois, e o último trata de
acontecimentos futuros.
Particularidades
O Apocalipse é o único livro da
Bíblia que contém uma promessa especial aos leitores obedientes (1:3) e ao
mesmo tempo pronuncia uma maldição sobre os que alterarem seu conteúdo,
22:18,19.
V.
3; as Três classes abençoadas.
1
Aqueles que leem o Apocalipse (a Bíblia).
2
Aqueles que o ouvem.
3 Aqueles que guardam as coisas
escritas nele.
Sete é o número dominante do
livro: sete candeeiros, igrejas, selos, anjos, trombetas, tronos, taças,
espíritos, estrelas etc.; e sete “não mais”.
Os últimos capítulos de
Apocalipse apresentam um contraste assombroso com os primeiros capítulos de
Gênesis. Gênesis fala da criação do Sol, da entrada do pecado no mundo, da
proclamação da maldição, do triunfo de Satanás e da exclusão da “árvore da
vida”. Apocalipse fala do lugar em que não haverá necessidade do Sol, não
haverá pecado nem maldição, onde Satanás será vencido e haverá acesso à “árvore
da vida”.
Plano
de estudo
Ainda que o livro seja com frequência
passado por alto, devido ao seu caráter misterioso, há muitos pontos de vista a
partir dos quais podemos estudá-lo proveitosamente, sem a necessidade de
interpretação dogmática ou arbitrária. Se o livro está escrito em código, não
pretendemos que as sugestões a seguir constituam o manual que lhe revele os
mistérios, apenas que sejam proveitosas.
Tema
sugerido: Paradigmas para Igreja pós-moderna? O
conflito moral e espiritual das épocas.
Personagem
central: O Cordeiro, mencionado cerca de trinta
vezes, finalmente vitorioso sobre todos os poderes do mal.
SINOPSE
DO ESTUDO
O livro pode ser dividido em
visões (Sete), algumas das quais são parcial ou totalmente veladas, e outras,
comparativamente claras quanto ao ensino. Nem sempre é possível dizer onde
termina uma visão e começa outra, mas, por conveniência, elas podem ser
estudadas sob vários números, de acordo com o ponto de vista de cada um, dos
escritores, tradutores e estudantes.
I. Introdução, saudação e
promessa aos leitores obedientes, 1:1-8
II. Saudação de João e do Cristo
glorificado, v. 4-8
1.ª
Visão
1. Do Cristo glorificado, 1:9-16
2. Ordem de escrever às sete igrejas,
1:19
3. Mensagem às igrejas, caps. 2 e 3
a) A Éfeso, a igreja reincidente,
persistente no serviço, estrita na disciplina, mas esfriando no amor, 2:1-7
b) A Esmirna, a igreja pobre, mas
verdadeiramente rica, que enfrentava um período de perseguição, 2:8-11
c) A Pérgamo, a igreja em ambiente
perverso, firme mas infectada com heresia, 2:12-17
d) A Tiatira, a igreja de boas obras,
mas que tolerava uma falsa profetisa, 2:18-29
e) A Sardes, a igreja moribunda, 3:1-6
f) A Filadélfia, a igreja fraca, mas
fiel, 3:7-13
g) A Laodicéia, a igreja morna,
satisfeita consigo mesma, que se orgulhava de sua riqueza, mas era miserável,
pobre, cega e nua, 3:14-22
Cristo é descrito em apocalipse como a Testemunha Fiel, Ap 1:5. O Alfa e o Ômega,
Ap 1:8. O Leão da tribo de Judá, Ap 5:5. O Cordeiro, Ap 17:14. A Palavra de
Deus, Ap 19:13. Rei dos reis e Senhor dos senhores, Ap 19:16.
Muito raso este estudo.
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