Estudo da Carta I Corintios - A glória da Edificação da Igreja é o Amor
Capítulo 14
Título: A glória da Edificação da Igreja é o Amor
Versículo
Chave:Procurem com zelo o dom de profetizar e não proíbam o
falar em línguas”(v. 39, comparar com 1Ts 5.20).
Ponto de Partida:
O capítulo anterior serviu como um interlúdio que enfatizou o valor duradouro
do amor. Essa virtude é básica para o bem-estar da igreja e torna-se o
instrumento pelo qual os dons espirituais listados em 12.8-11, 28-30 funcionam
de modo apropriado e efetivo. Na verdade, o último versículo do capítulo 12,
“procurem ansiosamente os dons maiores” (v 31), e o primeiro versículo do
capítulo 14, “persigam o amor, esforcem-se ansiosamente pelos dons espirituais,
especialmente para que vocês possam profetizar”, armaram o palco para o
discurso de Paulo sobre profetizar e falar em línguas.
Entre
os apóstolos e os mestres, Paulo colocou os profetas em segundo lugar; ele
lista o dom de línguas em último lugar (12.28). Mas agora ele tem a profecia em
primeiro e as línguas em segundo (vs. 1, 2).
O
dom de pijamas!
Plano
horizontal versus o Plano vertical.
Dom
de interpretação diferente do Dom de Profecia.
a. Busca Ansiosa I Cor 14.1-5
v.
1; Persigam o amor, esforcem-se ansiosamente pelos dons espirituais,
especialmente para que vocês possam profetizar.
Os
três verbos desse versículo são diretivos e imperativos, ambos no tempo
presente. Persiga! Esforce-se! Para que Possam profetizar.
Paulo
gosta desse termo: perseguir em
relação à justiça, à hospitalidade e à paz (Rm 9.30; I Cor 12.13; 14.19).
Esforcem-se.
Com a expressão um caminho ainda mais excelente (12.31), Paulo mostrou
que o amor domina os maiores dons. Paulo agora chama esses dons de espirituais
(ver I Cor 12.1) e insiste fortemente com os coríntios para que os desejem.
“Especialmente
para que vocês possam profetizar.” Entre os dons espirituais está a profecia,
que Paulo escolhe, agora, como um alvo de atenção especial. Anteriormente ele
havia registrado esse dom entre os de fazer milagres e discernir espíritos (I
Cor 12.10, 28, 29);
Será que todos deveriam desejar
com ansiedade a capacidade de profetizar? Obter esse dom depende, em primeiro lugar, do doador e, em
segundo, do requerente. Ore! I Cor 12.11; Ele diz que Deus não concederá o
mesmo dom a todos.
Seja qual for o dom que o
Espírito Santo confere a um crente, ele precisa ser empregado com amor em
benefício da igreja. Sem
o Espírito Santo uma pessoa é incapaz de profetizar.
v.
2; Pois aquele que fala numa língua não fala aos homens [e mulheres], mas a
Deus. Pois ninguém o entende, mas no Espírito ele fala mistérios. 3. Mas aquele
que profetiza fala a homens [e mulheres] para sua edificação, encorajamento e
consolação.
Edifica
as pessoas em sua fé, direciona-as para Cristo e ensina-as a viver vidas
santas. E mais, a mensagem profética anima e inspira os ouvintes a conseguirem
enfrentar os problemas do dia-a-dia. As palavras faladas consolam, nutrem e
sustêm o povo de Deus em períodos de depressão, tristeza e angústia no coração.
Descreve
as funções da palavra profética sem qualquer referência a ter um papel de
previsão ou de validade permanente. Qualquer pessoa que profetiza ministra à igreja, proclama a revelação
de Deus, interpreta o plano da salvação e aplica a verdade do evangelho. O
profetizar “visa aplicar a verdade de Deus às vidas humanas com vista à
compreensão e ao crescimento delas”.
Todo
crente pode pedir a Deus para dar-lhe as palavras certas para falar quando a
necessidade surgir, e Deus ouvirá e atenderá a esses pedidos.
A pregação
e o ensino da Escritura foi e sempre continuará sendo profecia. J. I. Packer diz:
“A profecia tem sido e permanece uma realidade sempre e onde quer que a verdade
bíblica é pregada com sinceridade.”10
V.
4; Aquele que fala numa língua edifica a si mesmo. Aquele que profetiza edifica
a igreja.
Paulo observa que a pessoa que profetiza edifica a igreja.
Nesse texto, ele não está falando da Igreja universal, e sim da congregação
local.
V. 5; Ora, eu desejo que todos vocês falem em línguas, que
especialmente vocês possam profetizar. E maior é o que profetiza do que aquele
que fala numa língua, a não ser que ele interprete, para que a igreja possa ser
edificada.
Desejo; Ambos
os dons como tendo características edificantes; Diferenças de superioridade “a
não ser que”;
b. Analogias Apropriadas I Cor
14.6-12
Depois
dos versículos introdutórios (vs. 1-5) de uma discussão sobre línguas e
profecia, Paulo explica agora que, para que as línguas sejam recursos valiosos
na igreja, elas devem trazer benefício a todos os membros. Para apoiar seu
ponto, ele emprega exemplos pertinentes das áreas da música e dos idiomas.
Paulo
estabelece quatro princípios que os coríntios tinham de observar: primeiro, as
línguas devem ser interpretadas; depois, precisam edificar os membros da
igreja; terceiro, devem ser inteligíveis no contexto do amor (ver v. 1a); e
finalmente, a boa ordem deve ser característica dos crentes no culto (ver
especialmente v. 33a). Dentro da comunidade cristã de Corinto, os que falavam
línguas estavam dando voz a pronunciamentos sem sentido. Paulo mostra que
quando ele está com os crentes, ele lhes traz alguma revelação, profecia e
ensino. Ele os informa que sua tarefa é pregar o Cristo crucificado e seu
evangelho (1.23; 15.1). Este evangelho é inteligível e edificador somente
quando o Espírito Santo se associa com ele. J. Stanley Glen comenta: “O
Espírito de Deus significa a suprema inteligibilidade”. A Palavra e o Espírito
se unem quando um pregador ou um professor comunica claramente a revelação de
Deus, pois o Espírito Santo está inseparavelmente ligado à Palavra de Deus. Em resumo,
o Espírito explica a palavra de modo inteligível.
Resumo do Capítulo 14
Depois
de escrever sua carta sobre o amor, Paulo ensina seus leitores a seguirem no
caminho do amor, para se esforçarem por dons espirituais, entre os quais o dom
da profecia se salienta admiravelmente.
Qualquer
indivíduo que fala numa língua se dirige a Deus, mas aquele que profetiza se
dirige às pessoas e as edifica.
Usando
analogias tiradas das áreas da música e da linguagem, Paulo ilustra o propósito
de falar em línguas. Ele menciona a flauta,a harpa e a corneta, e explica sua
função; e ele declara que as línguas não são sem sentido. Mas se as palavras
faladas não fazem sentido para o ouvinte, tanto ele como quem fala permanecem
estrangeiros um para o
outro.
Paulo então insiste com os leitores para que busquem aqueles dons espirituais
que edificam a igreja.
Falar
em línguas deve ser interpretado para que possa ser útil. Os cristãos devem
orar e cantar com pleno uso da mente, pois só assim podem se assegurar de que
sua oração e seu louvor serão entendidos. E a compreensão permite que os
ouvintes digam “amém” e sejam edificados. Paulo observa que ele preferiria
falar cinco palavras e ser entendido do que dez mil palavras que fossem
ininteligíveis. Instando com os leitores para que sejam criancinhas com respeito
ao mal, Paulo cita a profecia de Isaías para lhes mostrar que a língua dos
assírios foi um sinal de juízo iminente para Israel. Semelhantemente, as
línguas são um sinal para um descrente, mas o profetizar o leva a se convencer
de que é pecador. A convicção do pecado e o arrependimento fazem com que ele se
prostre para adorar Deus. Paulo instrui os coríntios a seguirem diretrizes para
que o culto. Seja ordenado de modo que os membros da igreja sejam fortalecidos.
Só duas ou quando muito três pessoas podem falar em línguas, contanto que
alguém interprete. Devem falar dois ou três profetas, cada um por sua vez, para
instrução e encorajamento. Às mulheres ele manda que não façam perguntas na
igreja, mas sim que aprendam com o marido em casa. Paulo apela à Palavra de
Deus e revela que aquilo que ele escreve é ordem do Senhor. Ele conclui seu
discurso exortando os coríntios a buscarem ansiosamente o dom da profecia, a
não impedirem o falar em línguas, e a fazerem tudo de modo decente e ordenado.
Pois Deus é um Deus de ordem e paz.
Conclusão
Revelação (significados) e Conhecimento
(o saber sobre Deus e Palavra);
Profecia (Porta Voz do Espírito
Santo) e Ensino (Alguém que vivencia a ajuda do Espírito Santo).
·
Um
profeta é incapaz de profetizar sem uma revelação e um mestre não pode dar
instrução sem conhecimento.
·
A
revelação e o conhecimento estão relacionados às posses interiores de uma
pessoa, enquanto a profecia e o ensino são referentes às atividades exteriores
de uma pessoa.
·
Uma falta de comunicação significa uma
falta de amor, e no entanto o amor deve ser a marca registrada de todos os
relacionamentos pessoais dentro da igreja.
·
Um crente que não emprega sua mente e
fala em línguas sem interpretação, pronuncia uma série de sílabas sem sentido.
O dom de falar em línguas só pode ser validado quando há interpretação (v. 5,
13). No Culto Público.
·
Quem
fala línguas geralmente tem pleno controle de seus sentidos, e por isso
consegue começar ou parar a qualquer tempo. Quem fala línguas geralmente tem
pleno controle de seus sentidos, e por isso consegue começar ou parar a
qualquer tempo.
·
“Cantarei
com meu espírito e cantarei também com minha mente.” Quando a pessoa canta louvores a
Deus, ele ou ela deve prestar muita atenção às palavras e à música, porque
senão esse cantar pode resultar em baboseira e dissonância. Nos cultos
públicos.
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