As 7 igrejas no Apocalipse - Paradigmas para a igreja pós-moderna? Sardes



Chave 5 - A CARTA A IGREJA DE SARDES
 Cap. 3.1-6; - Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente.
Reavivamento ou Sepultamento
Igreja
Elogio
Crítica
Instrução
Promessa
Sardes
Alguns têm mantido a fé
Uma igreja morta
Arrepender-se; fortalecer o que resta.
Os fiéis serão honrados, vestidos de branco e terão seus nomes no livro da vida.
O mundo estava entrando na igreja. A igreja estava se tornando amiga do mundo, amando o mundo e se conformando com ele. Mundanismo, conformismo e falta de pureza.

Objetivos do Estudo:
Alertar sobre o perigo da luxúria. O impacto do esfriamento espiritual. Qual o efeito da reputação imerecida? Quatros promessas para o vencedor. Obediência aos mandamentos regra de manutenção do nome escrito no livro da vida. Perigo do mundo entrar na igreja.
 Era uma cidade militar. No ano 529 a.C., o cerco de 14 dias do rei  Ciro, estando os soldados dormindo, ele penetrou por um único buraco na muralha
           Mensagem às igrejas, caps. 2 e 3
a) A Éfeso, a igreja reincidente, persistente no serviço, estrita na disciplina, mas esfriando no amor, 2:1-7
b) A Esmirna, a igreja pobre, mas verdadeiramente rica, que enfrentava um período de perseguição, 2:8-11
c) A Pérgamo, a igreja em ambiente perverso, firme mas infectada com heresia, 2:12-17
d) A Tiatira, a igreja de boas obras, mas que tolerava uma falsa profetisa, 2:18-29
e) A Sardes, a igreja moribunda, 3:1-6
f) A Filadélfia, a igreja fraca, mas fiel, 3:7-13
g) A Laodicéia, a igreja morna, satisfeita consigo mesma, que se orgulhava de sua riqueza, mas era miserável, pobre, cega e nua, 3:14-22
A carta a Sardes
Sardes, esplendor no passado, decadência no presente - 3:1-6
Sardes, a morte em vida - 3:1-6
Sardes, uma igreja sem vida - 3:1-6
Sardes, sê vigilante! - 3:1-6
Sardes, os imperativos do Senhor ressuscitado - 3:1-6
Sardes, o remanescente fiel - 3:1-6
Sardes, a tríplice promessa - 3:1-6.
Conhecendo a Igreja de Sardes:
Tens nome de que vives. Era uma igreja de boa fama. Contudo essa fama engana. Por que essa igreja foi deixada em paz dessa forma, por Satanás?
Sardes foi uma das cidades legendárias da Ásia Menor, hoje Turquia. No sétimo século a.C., Sardes foi a capital da Lídia. Ouro foi encontrado no rio próximo de Sardes e reis que moravam lá foram renomados por sua riqueza, a exemplo do Rei Creso, que emitiu as primeiras moedas de ouro; Os sassânidas capturaram Sardes no sexto século e fizeram dela um centro administrativo para a parte oeste do seu império. A famosa "estrada real" conectava Sardes com outras cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento, Sardes foi parte da província Romana da Ásia.
O orgulho de Sardes estava na sua história, no seu passado era uma cidade impressionante, a mais impressionante do mundo naquele tempo. Abrigada no alto de uma colina, com uma muralha fortificada, sentia-se imbativel e segura. Pensavam jamais poderem ser assaltados e cair na mão de seus inimigos. É fato, que nunca fora derrotada pelo confronto direto em guerrilha aberta. Seus soldados e habitantes viviam orgulhosos, arrogantes e auto-confiantes.
Era uma cidade militar. No ano 529 a.C., o cerco de 14 dias do rei  Ciro, estando os soldados dormindo, ele penetrou por um único buraco na muralha e a dominou.
Epifânio em 218 a.C. dominou a cidade da mesma forma. “Sede vigilantes!... senão virei como ladrão de noite” Ap 3.3. Sua patroeira chamada Cibele, deusa grega Artemis, famoso pela fato de prometer restaurar a vida aos mortos.
No ano 17 d.C. foi bastante destruída por um terremoto e reconstruída pelo imperador romano Tibério. Momento que a cidade tornou altamente imoral.
O Senhor, porém, sabe: Estás morto. Há muito ele enxerga por trás da fachada e vê que tudo é aparência. Em Sardes os cristãos estão falsamente satisfeitos e confiantes, são falsamente ativos, falsamente devotos e falsamente fiéis.
Sardes era uma igreja morta, aqui ele representa uma cidade decadente de luxúria, apatia e religiosidade licenciosa, ou seja, permissiva.

Curiosidades:

A necessidade do Reavivamento
HD Lopes escreve “ O pecado tinha se infiltrado na igreja. Por baixo da aparência piedosa daquela respeitável congregação havia impureza escondida na vida de seus membros”.
·         Quando há crentes aparentes, porém mortos espiritualmente. V. 1;
·         Quando há crentes no CTI espiritual, em grave estágio de enfermidade espiritual. V. 2;
·         Quando há crentes ativos na igreja, porém levam uma vida sem integridade. V. 2;
·         Quando há crentes contaminados com o mundanismo. V. 4;

Quatro coisas sobre Sardes:
1. Obras;  2. Ter o nome ou reputação de que está vivo, mas “estás morto”; 3. Obras imperfeitas diante de Deus; 4. Alguns membros fiéis.
v. 2; Seja vigilante, “mate” o mundanismo de uma vez por todas; “Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente; pois sei que o que vocês fizeram não está ainda de acordo com aquilo que o meu Deus exige.”
            O mundo estava entrando na igreja. A igreja estava se tornando amiga do mundo, amando o mundo e se conformando com ele.
                                                                                                                      
Cinco ordenanças para Sardes: Chamado ao Reavivamento
·         Uma volta urgente à Palavra de Deus. V. 3
·         Uma volta à vigilância espiritual. V. 2
·         Uma volta a Santidade. V. 4
1.      Sê vigilante; 2. Confirma os restantes; 3. Lembra-te do teu ensino; 4. Guarda-o; 5. Arrepende-te.

O Crente deve fortalecer constantemente as coisas de Deus que se estabelecem em sua vida. Estar pronto para se arrepender por qualquer erro e corrigir qualquer pecado, fará com que o crente aperfeiçoe sua caminhada no Espírito. Obras exteriores nem sempre indicam um coração reto, mas um coração reto produz boas obras.

cf. Ez 33.11: ―Por que é que vocês estão querendo morrer?‖ (BLH). O ambiente da igreja manifesta esse falta de vontade, obstinada e desanimada, uma dúvida secreta da graça, do arrependimento, da mudança e da renovação.

v. 1-3; Virei como um ladrão refere-se a um julgamento histórico inesperado e não à segunda vinda (ver Ap. 2.5;) venho a ti em tempo presente, uma vinda espiritual em benção ou em julgamento; Ap 16.15 conf. Mt 24.42-44; Lc 12.35-40; 1Ts 5.2; 2Pe 3.10. Expressão característica para se referir à segunda vinda de Cristo, se bem que aqui parece aludir a alguma calamidade que pode sobrevir se a igreja não se voltar para Deus.
Contudo a vinda do Senhor perde o caráter de assalto para a igreja vigilante.
Aquilo com que alguém se veste, isso ele é.
v. 4; Andarão de branco: Símbolo da santidade e participação na alegria vitoriosa, termo frequente no livro (Ap 3.18; 4.4; 6.11; 7.9,13-14; 19.14). São roupas da justiça de Jesus Cristo. Daqueles que procuraram manter a simplicidade e pureza em devoção a Cristo.
Não se deixe enganar por causa de uma boa reputação. Continue a serviço de Jesus. Cuide para praticar os ensinamentos que recebeu. Obedeça ao que Deus diz a você.
v. 5; Do Livro da Vida ou dos Vivos: é o registro eterno de Deus dos redimidos; ver Ap 13.8; 17.8; 20.12; 21.27; cf. Êx 32.32-33; Sl 69.28; Dn 12.1; Lc 10.20; Fp 4.3. Mt 10.32,33; Lc 12.8,9;     
         
As bem aventuranças de sermos reavivados em tempo oportuno. É garantia de glória Futura.
·         Fica claro que qualquer pessoa que experimenta o novo nascimento, mas que posteriormente deixa de perseverar na fé e de viver vitoriosamente, terá seu nome apagado do livro da vida. Ter o nome apagado do livro da vida é perder a própria vida eterna, e ser lançado finalmente no lago de fogo.
·         O crente sábio dedica tempo para ouvir com seu ouvido espiritual o que o Espírito está dizendo para a igreja. Alguém que ouve e segue a voz do Espírito não precisa temer o engano que leva à apostasia.
·         A pessoa que dá ouvido a Deus, caminhará onde Jesus exigir e crescerá nas coisas do Espírito de Deus, produz igrejas saudáveis, vibrantes e cheia de Espírito, capazes de pregar o evangelho a todo mundo. Desenvolva o ouvido espiritual.
·         Compreenda que alguém pode ser rico aos olhos do mundo, mas pobre em Espírito, e vice-versa.
·         Não valorize o sucesso mundano. Não confie na riqueza mundana.
·         Volte para o sistema de avaliação espiritual sempre que se afastar dele! “Examine-se o homem a si mesmo”
·         Não se deixe enganar por causa de uma boa reputação. Continue a serviço de Jesus. Cuide para praticar os ensinamentos que recebeu. Obedeça ao que Deus diz a você.
·         Ame a Jesus mais do que à sua própria vida.
Paz nO Caminho!! 
Pr Flávio Teles




Bibliografia
Bíblia Thompson
Bíblia Scofield
Bíblia Dake
Comentário Expositivos Hagnos, Apocalipse.
Estudo Panorâmico da Bíblia Ed. Vida.
W. Hendriksen. Mais que Vencedores.
Edward A. McDowell. A soberania de Deus na História.
Site: Por: Frank Brito Websitevoltemosaoevangelho.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade