VOCÊ É TÃO CRIANÇA!



 
VOCÊ É TÃO CRIANÇA!

 “E disse Jesus: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe”. Mt. 18.3-5;

Eu acho você, tão criança!  Esta frase pesa a primeira visa como uma ofensa, nos fazendo sentir diminuídos e desprezados, mas o que pensaria o Mestre Jesus sobre esta colocação? O que a Palavra de Deus diz a respeito de nos tornarmos como uma criança?
Acredito não ser confortável saber que alguém possui este juízo a respeito de nós. Quero aqui deixar de lado, a discussão de que se temos ou não a maturidade exigida pela sociedade que nos envolve, sim se utilizando desta expressão, apenas como um prévio aquecimento para uma reflexão, a cerca dos ensinamentos do Mestre.
Há pessoas que ao serem comparadas com uma criança agem com indiferença à provocação, expressam bom humor e com classe responde “sou uma eterna criança”, esboçando um largo sorriso amarelo diante tal situação, mas somos mesmo uma eterna criança?
Bem, no evangelho segundo escreveu Mateus no capitulo 18 de seu livro o mestre diz: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus”. De fronte tão claro mandamento, creio que se desejo ser salvo preciso me tornar um menino, porém algumas questões me incomodam, a seguir: o que levou o mestre ordenar aos seus discípulos tal mandamento? O que há de tão especial nos “kids”? Seria sua frágil capacidade de tomar decisões. Creio que não.
Amados não querendo solucionar tal enigma, mas vejamos algumas pistas deixadas pelo autor de tal mandamento. Vamos definir o que seria uma criança e só depois tecermos uma conclusão a respeito.
ALEGRIA - BOM HUMOR - SIMPLICIDADE - INOCÊNCIA - VERDADE - FÉ - ENTUSIASMO ESPERANÇA - PUREZA - HUMILDADE - DESEJO DE APRENDER –CORDEIRO -CURIOSIDADE
Observem, no quadro a seguir, algumas características de uma criança:
Após enumerar tão iminentes adjetivos sobre uma criança, só me resta fazer uma análise, possuo estas e demais características infantis. Reflita você também, nesta semana das crianças, se você possui ou não tais aptidões infantis. Deve o homem examinar a si mesmo para assim saber, se está em conformidade com os estatutos e ordenanças feitas pelo Senhor.
Jesus falando com seus discípulos lhes informa que de maneira alguma entrarão no Reino dos céus quem não se converter, e se tornar como uma criança. Será que existe alguém que tendo se convertido ao Senhor Jesus, ainda não se tem feito como uma criança? Penso que na atualidade muitos discípulos do Mestre têm se esquecido de realizar a segunda etapa do mandamento do Senhor, “... vos tornardes como crianças”.
Observe-se, no texto bíblico utilizado nesta reflexão, à primeira advertência é para nos convertemos. Acredito que somente a conversão total do homem pode o capacitar, para cumprir a segunda etapa das duas exigências, recebendo assim, a autorização para entrar no Reino dos céus.
Não me espantaria, se um profeta tomado pelo Espírito do Senhor, declara-se no meio da congregação: sois-vos tão crianças, e isto tanto me alegra! De maneira nenhuma será impedida a vossa entrada no Reino dos céus.
O objetivo de Jesus em seu ministério terreno foi anunciar a chegada do Reino dos Céus, a toda humanidade. Que toda IRA, CONTENDA, MALÍCIA, INVEJA, PORFIA, AVAREZA, MENTIRA, IMPUREZA e toda sorte de mal, sejam extirpados de nossas vidas. Oremos:
“Senhor Jesus, nesta semana da criança peço-lhe que me ajude a moldar o meu caráter e forjá-lo conforme mais te agrada. Quero ser como uma criança em teus braços. Aba, Pai!”

ADS Lírio dos Vales, 12 de outubro de 2012.
Paz nO Caminho!
Pr Flávio Teles
Pr Formig@

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade