Penetrados pela Palavra - Frutificação na Evangelização



 
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4.12

Fui penetrado tão profundamente pela Palavra de Deus, que minha alma se esvaziou de si mesmo, foi acessada por algo inédito, oportuno e essencial para sua eternidade. Eu amo a Palavra de Deus. É, doce como mel! Pura e cristalina como águas vivas. Mas, você pode perguntar: por penetrar, causa dor? A palavra de Deus penetra, sim. Existe uma dor. Mas, para aqueles que creem em Jesus Cristo, todo penetrar dela será agradável, em última instancia. Para aqueles que confiam no Senhor da misericórdia, todo penetrar trará cura. As meditações na vívida palavra incorporarão paz e descanso a tua alma. Deus tem uma obra a fazer em ti.

A ideia da palavra comparada a uma espada “de dois gumes”. Traz a memória um instrumento cortante, afiado, de luta, de defesa, ataque, para aniquilar. A palavra de Deus possui o fio do amor de Deus labuta e aniquila nossa escravidão ao ídolo do “EU” e foca nossas atenções aos tesouros de Deus, preparados para os filhos do seu amor. As pessoas estimam levar uma vida livre de sofrimentos muito mais do que estima a glória de Deus. Temo existir aí um grave risco, fiéis são as feridas do criador. Um amigo fere, quando cura! Um irmão chora, quando nos faz chorar! Um pai geme, quando corrige! 

Oh! Que vejamos a glória de Cristo – pela qual Ele deixou revelado nas letras dos seus atos, nas frases compilados dos inspirados e tocados escritores. “Quanto amo a tua lei o Senhor!” Sl 119. 

Pai, minha vontade é que estejam comigo para que vejam a tua glória. Abra-nos os olhos do coração, as janelas da alma, para vermos e provarmos a glória de Cristo. E, quando cativados por seu amor sem fim, seremos amados desta maneira assim. Faze-nos amorosos como Jesus. Combatamos e esforcemos para levar muitos, o quanto pudermos, a este amor Por Ti, pelas palavras da Tua vontade.

Somos propensos a trocar teus excelentes dons por Ti, a trocar o retrato pela Pessoa. Tu prometeste na Nova Aliança: “todos me conhecerão, desde o menor até ao maior”. Que este seja o nosso tesouro, hoje aqui – um conhecimento que valoriza Aquele que conhecemos. Revela-te ao pequeno, ao órfão, ao perdido, ao incauto, ao estulto, ao vazio, ao fraco, ao esquecido. Teu amor aos príncipes, a nobreza, ao realizado, ao entendido, em família, ao acumulado de coisas, ao forte e popular. Nos faça experimentar teu poder – o evangelho – em toda a sua plenitude, para trazer-nos de volta a Ti.

Sob o ataque da sua palavra faz milagres em mim. Tua vontade quero Ser. Torna-nos semeadores da tua palavra ao receber as tuas “boas novas” para nossa alma. Penetrado pela Tua palavra, sou. Ela rasgou minhas vestes da falsa justiça, cortou na pele minhas falsas sensações, separou meus tecidos e músculos conquistados nas vãs filosofias, me desconjuntou nas minhas hipócritas estruturas, quebrou os mais profundos ossos do alicerce da minha jactância. Crucificado e ressuscitado em Nome Dele. 

John Piper diz acertadamente “se queremos a vida eterna por ela significar outra, coisa, e não o regozijo em Deus, não teremos essa vida. Enganamos a nós mesmos dizendo que somos cristãos, se usamos o glorioso evangelho de Cristo para buscar o que amamos mais do que buscamos o próprio Cristo”. As palavras de Deus só se comprovarão como boas notícias para os que tenham a Deus como seu principal tesouro. 

Os lábios são os portais das saídas do coração. Pronunciarão as “boas novas” aquele que em seu coração a recebeu. “Deixa penetrar a luz! Que a formosa luz de Deus fulgure em ti... Se na luz estamos, que divina luz! Se nos limpa sempre o sangue de Jesus, Temos claridade em nosso coração, E vivemos nós na luz. Se de Deus, o Espírito Consolador, Traz a luz do céu, divino resplendor, Penetrando Ele, no teu coração, Viverás então de amor” HC 96.

Existe um poder que sara o triste coração, que dá alívio a alma, paz e consolo. Guarda minha veste, também, em nívea luz aos olhos do Criador, cura e dar sentido as emoções, sustenta e enriquece os pensamentos, faz-me um novo homem ser. Teu poder! O poder de Jesus, meu Jesus! O Evangelho é o poder de Deus. O verdadeiro poder estar no prazer da palavra de Deus. Empoderar almas, espírito e pele. Receba esse poder contemplando o Deus da palavra, na meditação da palavra.

Jonathan Edwards apresentou esta verdade em 1731. Atentos despertem para a verdadeira vida e o verdadeiro bem do evangelho:
“Os redimidos têm todo o seu verdadeiro bem em Deus. Ele mesmo é o grande bem que possuem e desfrutam por meio da redenção. Deus é o bem mais sublime, a suma de todo o bem que Cristo adquiriu. Deus é a herança dos santos; é o quinhão da alma deles. Ele é a riqueza e o tesouro, o alimento, a vida, a habitação, o ornamento e a coroa, a glória eterna e duradoura dos santos. Eles não têm nada no céu, exceto a Deus. Ele é o grande bem no qual os crentes são recebidos na morte e para o qual eles devem ressurgir no fim do mundo. O Senhor Deus, Ele é a luz da Jerusalém celestial; é o “rio da água da vida” que corre e a “árvore da vida” que cresce “no paraíso de Deus”. As gloriosas excelências e belezas de Deus fascinarão para sempre a mente dos santos, e o amor de Deus será o deleite eterno deles. Com certeza, os redimidos desfrutarão outras alegrias. Eles se alegrarão com os anjos e uns com os outros. Mas aquilo que lhes encantará nos anjos e uns nos outros, ou em qualquer outra coisa; aquilo que lhes proporcionará deleite e felicidade será o que de Deus poderá ser visto neles”.

Persevere no ensino de Deus conforme descrito em II Coríntios 4. 13-15; E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos, sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus e nos apresentará convosco. Porque tudo isso é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, torne abundante a ação de graças, para glória de Deus.

Ops... cri; Por isso, falei.

Paz nO Caminho!!


Brasília-DF, 14 de novembro de 2016. 
Chuva e frio aquietam nosso ser. Pr Flávio Teles


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade