As marcas de pureza do louvor na Adoração

"O avivamento religioso moderno me deixa frio pela seguinte razão: os homens estão tentando usar Deus, em vez de oferecerem a si mesmos para serem usados por Ele" Sydney J. Harris
 “Aqueles que mergulham no mar das aflições trazem pérolas raras para cima.” Spurgeon
Todo ser que respira louve ao Senhor. Salmo 150.6
Sem a verdadeira adoração a Deus não há verdadeiro culto. Em João diz "Mas vem a hora e já chegou, (já chegou?!!), em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores".
É um texto abundante, cheio de valor, forte e revelador do propósito do Pai para os filhos do seu amor. Deus tanto estabelece como inaugura uma nova era, era de paz, de aproximação e profundidade na relação entre o ser humano e o divino. Ainda, esclarece que o Pastor busca suas ovelhas, seus adoradores. Se engana quem pensa existir ai um Deus carente, não mesmo, percebe-se de fato um Deus em essência possuído de amor verdadeiro e misericórdia. Cantar ao Senhor é um mandamento para o não crente, para o cristão um prazer.

A fórmula da vida abundante é: louvor + alegria + Palavra de Deus. Nos mantêm firmes e fortalecem a nossa fé, mesmos diante de dias difíceis. 

Enfim, se Deus procura os verdadeiros adoradores? Então, existe aqueles que não enquadram-se nesta definição. A característica sine qua non definida por Cristo Jesus é atuação em espírito e em verdade.

Celebrar a obra criada é comum. Celebrar o criador da obra é sobrenatural. O Salmista afirma: "9.1 Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas". O entendimento é de que para aprofundar nossa dimensão de genuíno louvor faz-se necessário; um coração que se entregue-se por completo, olhos fixados e mente compenetrada nas maravilhas, do Deus maravilhoso. Sl 118.14; "O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou". A convicção do cristão da sua salvação firma sua esperança, faz com que sua alma regozije mesmo diante de crises e conflitos. É fantástico louvar a Deus na alegria, mas "os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação e do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão". A vida não é composta apenas de sucessos e alegrias. Quando a dor inflama, a momentânea e leve tribulação surge, o verdadeiro adorador louva, sua alma se derrama aos pés do altar. Essa música vem Deus e volta para Deus.

Em Êxodo 15, entoou Moisés e os Israelitas um cântico belíssimo, após o triunfo na travessia do Mar Vermelho. Louvor significa "falar bem de", "exaltar", ou "magnificar as virtudes" de. Quando olhamos pra Deus vemos virtudes incomparáveis. Ao conectarmos a fonte da nossa alegria em Deus, há maior força em nós, as próprias forças do inferno falham quando a alegria estar no Senhor. Nm 8.10; "... a alegria do Senhor é a nossa força".

A fórmula da vida abundante é: louvor/adoração + alegria no Senhor + Palavra de Deus/Bíblia. Nos mantêm firmes e fortalecem a nossa fé, mesmos diante de dias difíceis.

Nesta equação encontramos a Palavra de Deus, a bíblia. O Salmista 149.6; "Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, nas suas mãos, espada de dois gumes". Temo que o fracasso de muitos adoradores não esteja na capacidade de seus lábios emitir rima, sons e canções, mas no vazio das mãos. A crise do louvor da atualidade em parte advém da superficialidade da fé, produzindo pobreza de hermenêutica bíblica, deslizes teológicos e ausência de vida com Deus. É impossível existir um louvor verdadeiro a Deus sem um relacionamento íntimo com Sua Palavra, assim como um relacionamento com Deus não pode existir sem louvor. Pode alguém amar a Deus e não louvá-lo?

Uma fé superficial é perigosa, promove um louvor desqualificado. Deus nos chamou para uma caminhada profunda com Ele, mas muitos de nós tocamos apenas a superfície. Louvar a Deus não é apenas a emissão de sons, mas a entrega incondicional de tudo aquilo que somos em tributo ao Seu Nome.

É certo que os perigos que afetam os cantores cristão são: sedução da grandeza, ostentação, desordem, falta de reverência e espiritualidade vazia. Não penso que a mistura perfeita de rimas e tons, os incansáveis ensaios, técnicas, e produções impressionantes, por si só serão capazes de produzir um perfeito louvor. Já que Mt 21.16; exemplifica as crianças nada disso dispunha. Não digo menos música e mais louvor! Mas, mais adoradores em espírito e em verdade. Louvores fruto de um caráter aperfeiçoado, produto da autêntica vida com Deus e verdadeira espiritualidade. Croce diz "servo não tem nome, autoridade, camarote, vontades ou mídia, mas tem as marcas de Cristo", cita Gl 6.17.

A fórmula da vida abundante é: louvor/adoração + alegria no Senhor + Palavra de Deus, bíblia. Nos mantêm firmes e fortalecem a nossa fé, mesmos diante de dias difíceis.

Despertamento espiritual para nossa geração! Concordo com Sammy Tippit quando esclarece que "a grande necessidade de toda e qualquer geração é de um verdadeiro conhecimento de Deus. Sem este conhecimento, o mundo perde seu significado e a igreja cai num estado de apatia". Alerta ainda para a necessidade de um grande reavivamento entre o povo de Deus dos nossos dias. Restaurar o amor ao Senhor Deus de todo o coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Mt 22.37

O OBJETIVO DA ADORAÇÃO NÃO É CONSEGUIR ALGO PARA NÓS MESMOS. ADORAMOS PORQUE SÓ DEUS É DIGNO DE ADORAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade