Há esperança para a família? Dt 6.1-25


As famílias estão em crise. Os problemas familiares crescem dia após dia. Cada vez há mais famílias fragmentadas e em sofrimento. Várias filosofias modernas tentam conduzir-nos por diversos caminhos, geralmente opostos àqueles apontados pelo Senhor. Por essa razão, é imprescindível fixarmos os nossos olhos no Criador do Universo para redescobrirmos os princípios fundamentais - valores que ele elaborou para a família.

Moisés estava preocupado com a preservação das famílias e da própria nação israelita. Por isso, transmitiu aos pais e avós do povo as instruções dadas por Deus pertinentes às famílias, para que eles ensinassem seus filhos e netos. Essas orientações divididas em quatro áreas, que exploraremos neste mês da família.

Numa época em que se renegam verdades absolutas e objetivas, em que decisões tomadas contradizem tudo o que a família sempre acreditou e seguiu, e em que a dissonância moral e a discordância entre o que é certo e errado imperam, o relativismo que penetrou a sociedade contemporânea perturba, confunde e instala o caos. Contudo, é bom saber que Deus deixou seus mandamentos, estatutos e juízos para não termos dúvidas sobre qual caminho devemos seguir para que a nossa família se conserve estável, prospera, segura, apesar de tudo.

Dirijo-me aos pais e às mães que têm no coração o desejo profundo de ver seus filhos seguindo os caminhos traçados pelo Senhor; àqueles que querem ver seus filhos realizados na vida adulta. Isso só poderá acontecer se a Palavra de Deus estiver gravada no coração deles. “Tu as inculcarás...” (v. 7,) quer dizer gravar-lhe os conceitos na mente dos nossos filhos até que estejam afinados com os ensinamentos ali transmitidos — que farão grande diferença na vida deles, para que eles e o Pai, o Eterno, componham, em dupla, uma melodia harmoniosa.

A imensurável responsabilidade de moldar o caráter de um filho repousa nas mãos dos pais. É um privilégio e uma tarefa santa a eles confiada pelo Senhor. Muitos pais, porém, não estão preparados para exercê-la de forma eficaz.

Concordo com Jaime Kemp “comunicamos os nossos valores mais pelo que somos e menos pelo que dizemos. Portanto, é absolutamente necessário que pai e mãe sejam um modelo positivo aos olhos de seus filhos.

Os pais atuam no palco da vida, enquanto na plateia os filhos assistem a seu desempenho. Diariamente esses olhos veem um show que os impressiona e os influencia. O roteiro do show é a maneira pela qual vivem os pais; por isso é deles a responsabilidade de serem coerentes com os ensinamentos bíblicos, obedecendo e praticando os valores eternos que, por sua vez, são absolutos e imutáveis.”

A maneira de nos precavermos desse erro é temendo ao Senhor, o nosso Deus (Dt 6.13). Quando o temor cresce em uma família, inibe o orgulho e a presunção. A família precisa aprender a honrar a fonte verdadeira de todas as bênçãos. Isso acontece quando os membros desenvolvem um coração humilde e grato a Deus pelos seus cuidados.

A Presença De Cristo No Lar

Um lar cristão é o lugar onde a presença de Cristo é a característica mais forte e a principal atração. Cada membro da família tem consciência de Sua presença, governo e orientação. O que faz com que a família seja dinâmica, vital e espiritual é a presença de Cristo agindo em nosso interior, transformando-nos à sua semelhança. Uma jornada de valor e valores!

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” Sl 127.1.

Esta realidade se alcança quando a presença de Cristo é notória na vida dos pais. Entretanto, Deus quer se revelar de uma forma pessoal e íntima a cada membro da família. As crianças tem uma grande capacidade para perceber a presença de Deus, crer e confiar nele.

Tal como expressa o salmista, sem a presença de Cristo no lar, todas as ações, aspirações e esperanças se frustram. Como podemos ter a presença de Deus no lar diariamente? Qual é a nossa responsabilidade para que isso ocorra?

Crendo na fonte divina de renovação e redenção das famílias - Jesus. As fontes destruidoras das famílias precisam ser identificadas e neutralizadas pela fé e ação de poder do evangelho. Resgate o valor da família. Com a atitude certa, dedicação e trabalho de cada membro do lar encontraremos seu real significado e apreço.

Oro para que todas as famílias sejam abençoadas, unidas e protegidas. No amor de Cristo, em Fé e Esperança partimos pra esta importante e empolgante jornada. Graça e paz vos sejam multiplicadas. 

Paz n´O Caminho!!

Pr Flávio Teles de Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade