“Se tu uma benção” Gn 12.1-3

Servindo para edificar a Igreja

Para uma Judeu sob um pacto pessoal com Deus, ele se comprometia com seus próprios deveres,  e com os de sua nação.
Te abençoarei... Sê tu uma bênção. O fundo divino de bondade é mais do que suficiente para todos. Deus tem seus instrumentos, mas todos são beneficiários. Abraão haveria de ser um instrumento especial, e o mundo inteiro seria o beneficiário. Seu nome seria engrandecido, mas grandes seriam também as bênçãos que fluiriam por meio dele a todas as nações. Hoje em dia, onde estivermos, estaremos desfrutando dos benefícios dessa promessa feita a Abraão. A verdadeira bem-aventurança flui por meio de nosso relacionamento com Deus. Um novo relacionamento, com suas bênçãos mais ricas, estava sendo preparado na vida de Abraão. Por isso mesmo, diz aquele hino antigo: “Senhor, faz de mim uma bênção para alguém, hoje mesmo”. Esse é um alvo nobre para todos os dias. A vinda do Messias, como é óbvio, é a bênção culminante que foi dada a todos por meio de Abraão. As bênçãos derivadas do Pacto Abraâmico são espirituais e temporais, e ambas essas formas de bênçãos derivam de Deus, segundo lemos em Tiago 1.17.

O problema: Se tu uma bênção; difere de “eu ser uma benção”.
·         O que é ser bênção? Abençoador. Pergunta teológica.
·         Conhecer o propósito de ser bênção. Pergunta relacional, experiência.

Bênção é um termo que se acha na literatura grega extremamente curioso, composto de significados precisos e profundos.
No AT, esta palavra é muito comum, cerca de 640 ocorrências. Podendo significar verbo  “eulogeo” – falar bem de, louvar, abençoar; “eneulogeõ” - bem-aventurado; “aspasmos” – cumprimento, saudação. Adjetivo corresponde e significa uma pessoa ou coisa que é favoravelmente falada, e, assim, louvada.
“Aspazomai” originalmente expressava o gostar e dar boas-vindas, respeito e amor para com as pessoas e as coisas.
Substantivo aspasmos significa em primeiro lugar “abraço”, “amor”, “cumprimento”, “visita”.
Mais frequentemente representam formas da raiz bãrak(“abençoar”).
A forma eulogeõ chega a significar “abençoar”, e já não se contrasta com kakologeõ, mais, sim, com kataraomai (“amaldiçoar”).
No AT, tratar não somente com o caso de grupos de palavras com bãrak e eulogeõ, mas também com textos que descrevem a benção do seu próprio modo, sem empregarem esta terminologia.
Basicamente, bãrak significa dotar com um poder benéfico. Este significado abrange tanto o processo de dotar como a condição de ser dotado. Sendo assim, o abençoar originalmente significava uma força benéfica que uma pessoa podia transmitir a outra, e que ficava em contraste com o poder destrutivo do amaldiçoar.

Há vários aspectos do sentido de abençoar que podem ser achados. A benção tem um papel de importância nas narrativas dos patriarcas em Gn 12 – 36. Vejamos alguns destaques:
a)      O efeito – uma benção consiste de uma palavra investida de poder, e uma ação que a ratifica. Uma fórmula antiga de benção é uma promessa no indicativo: “Tu és abençoado!”. As ações que acompanhavam este pronunciamento tem um significado simbólico. Através do contato físico, conferem poder benéfico mediante a imposição de mãos, com a mão direita, ou erguer-se as mãos ou os braços, beijar ou abraçar, ao tocar as roupas, as varas, ou colocar a mão debaixo da coxa.
b)      Operação - A benção outorgada opera de modo incondicional e irrevogável. É permanente e não pode ser revogada nem tornada ineficaz. Gn 27.33; 2 Sm 7.29;
c)      Ambiente - A benção não tem como seu ambiente original o contexto sacro do culto, mas, sim, o dos laços de parentesco na família.
d)      Ocasião - Há ocasiões correspondentemente diferentes para o abençoar a mais frequente quando pessoas se encontravam e se separavam Gn 47.7. Uma benção era transmitida mormente nos pontos climáticos da vida: no nascimento, no casamento, e na morte.
e)      Comissionados – Basicamente qualquer pessoa tem o direito de transmitir uma benção ou uma maldição. Alguns homens, no entanto eram especialmente comissionados como instrumento de Deus para abençoar e amaldiçoar. Ex.: Balaão, Josué, Melquisedeque, mais tarde profetas e sacerdotes.
f)       Singularidade – a benção tinha uma característica mútua. Não somente poderosos conferiam bênçãos sobre seus inferiores, como também os inferiores sobre os poderosos (Jacó sobre Faraó Gn 47.7-10). Segundo, os homens correspondem as benções divinas ao abençoar. De um lado a um sujeito “abençoar” Deus, e do outro lado, “louvar” sujeito: os homens.
g)      Natureza – é a de conferir e transferir poder benéfico, que, entre outras coisas, produz fertilidade entre os seres humanos, e as propriedades. Benção opera verticalmente - de geração a geração; horizontalmente – traz paz, segurança, felicidade e bem-estar para o indivíduo ou grupo.

No trecho-chave Gn 12.1-3, para entender a benção no contexto da história de Israel. O texto se divide num mandamento tríplice e uma promessa sêxtupla.
“É um aspecto marcante da formulação das promessas, a raiz BARAK ocorre 5 vezes, cada vez de uma forma diferente. Em contraste com a transferência imediata de poder, a benção aqui aparece numa perspectiva futura, sendo prometida para tempos futuros.” Chaplin

A sexta - “em ti serão benditas todas as famílias da Terra”, esta frase deve ser entendida a luz da história da humanidade Gn 1-11, menciona 5 ocasiões de maldição sobre a humanidade. Gn 3.14, 17; 4.11; 5.29; 9.25. Em contraste com esta história da maldição, Gn 12.3b coloca diante de todas as famílias da Terra uma promessa de benção.
a)      Labuta – Adão e Eva.
b)      Andar errante 4.11; Caim
c)      O dilúvio.
d)      Baixa servidão 9.25 – Sobre canaã filho de nóe.
e)      Caos destrutivo das nações. Babel.

Jeová, Javé – aquele que é o verdadeiro Doador de bênçãos, escolhia em Israel pessoas individuais ou grupos, que transmitam bênçãos como seus “porta-vozes” – reis, profetas e sacerdotes.
O processo da benção, dEle é descrito como sendo um brilhar ou levantar do seu rosto. Significa o lado da natureza de Deus que se vira em direção dos homens. Significa a disposição de Deus de dar as boas-vindas aos homens.

Os seis verbos estão no imperfeito na forma de um desejo pela benção e não uma promessa no indicativo. Podemos orar pedindo Sua benção, mas não podemos outorga-la.

1.      Conhecendo o propósito de ser benção!
2.      Produzindo atos de Justiça
·         Tornar iguais os iguais.
·         Reconhecer os desiguais, na medida da sua desigualdade, trazendo-os a igualdade.
·      Justiça não é todos fazerem o mesmo é reconhecer o que cada um tem e usar para o mesmo fim.
·         Graça ministrando na desgraça.
·         Graça por graça.
·         Graça sobre Graça.
·         Carvalhos de Justiça.
Tem raízes profundas, primeiro cresce para baixo.
Aponta para cima, Sempre.
Tem os pés na terra, o corpo sobre o vento e o seus galhos tocam o céu.

Dt 30.19
O que te faz habitar em canaã é ser benção em sua geração Gn 30.16,17
Dt 28 fala das bênçãos decorrentes da obediência, Dt 30 fala do poder da benção, as promessas, o alcance, o caráter e a glória de ser benção.
Filho de um Deus abençoador é benção na Terra!
Quando a atuação de Deus na vida é evidente, o homem se torna uma benção.

Canção “Quero minha vida, a Ti entregar como oferta viva em teu altar, pois para Ti adorar foi que eu nasci cumpra em mim o Teu querer faz o que esta em Seu coração...”

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