“Se tu uma benção” Gn 12.1-3
Servindo para edificar a Igreja
Para uma Judeu sob um pacto pessoal com Deus, ele se comprometia com
seus próprios deveres, e com os de sua
nação.
Te abençoarei... Sê tu uma bênção. O fundo divino de bondade é mais
do que suficiente para todos. Deus tem seus instrumentos, mas todos são
beneficiários. Abraão haveria de ser um instrumento especial, e o mundo inteiro
seria o beneficiário. Seu nome seria engrandecido, mas grandes seriam também as
bênçãos que fluiriam por meio dele a todas as nações. Hoje em dia, onde
estivermos, estaremos desfrutando dos benefícios dessa promessa feita a Abraão.
A verdadeira bem-aventurança flui por meio de nosso relacionamento com Deus. Um
novo relacionamento, com suas bênçãos mais ricas, estava sendo preparado na
vida de Abraão. Por isso mesmo, diz aquele hino antigo: “Senhor, faz de mim uma
bênção para alguém, hoje mesmo”. Esse é um alvo nobre para todos os dias. A
vinda do Messias, como é óbvio, é a bênção culminante que foi dada a todos por
meio de Abraão. As bênçãos derivadas do Pacto Abraâmico são espirituais e
temporais, e ambas essas formas de bênçãos derivam de Deus, segundo lemos em
Tiago 1.17.
O problema: Se tu uma bênção; difere de “eu ser uma benção”.
·
O que é ser bênção? Abençoador. Pergunta
teológica.
·
Conhecer o propósito de ser bênção. Pergunta
relacional, experiência.
Bênção é um termo
que se acha na literatura grega extremamente curioso, composto de significados
precisos e profundos.
No AT, esta palavra é muito comum,
cerca de 640 ocorrências. Podendo significar verbo “eulogeo”
– falar bem de, louvar, abençoar; “eneulogeõ” - bem-aventurado;
“aspasmos”
– cumprimento, saudação. Adjetivo corresponde e significa uma pessoa ou coisa que é favoravelmente
falada, e, assim, louvada.
“Aspazomai” originalmente expressava o gostar e dar
boas-vindas, respeito e amor para com as pessoas e as coisas.
Substantivo aspasmos
significa em primeiro lugar “abraço”, “amor”, “cumprimento”, “visita”.
Mais frequentemente
representam formas da raiz bãrak(“abençoar”).
A forma eulogeõ chega a significar “abençoar”, e já não se contrasta
com kakologeõ,
mais, sim, com kataraomai (“amaldiçoar”).
No AT, tratar não somente com
o caso de grupos de palavras com bãrak e eulogeõ, mas também
com textos que descrevem a benção do seu próprio modo, sem empregarem esta
terminologia.
Basicamente, bãrak significa
dotar com um poder benéfico. Este significado abrange tanto o processo de dotar
como a condição de ser dotado. Sendo assim, o abençoar originalmente
significava uma força benéfica que uma pessoa podia transmitir a outra, e que
ficava em contraste com o poder destrutivo do amaldiçoar.
Há vários aspectos do sentido
de abençoar que podem ser achados. A benção tem um papel de importância nas
narrativas dos patriarcas em Gn 12 – 36. Vejamos alguns destaques:
a) O
efeito – uma benção consiste de uma palavra investida de poder, e uma ação que
a ratifica. Uma fórmula antiga de benção é uma promessa no indicativo: “Tu és
abençoado!”. As ações que acompanhavam este pronunciamento tem um significado
simbólico. Através do contato físico, conferem poder benéfico mediante a
imposição de mãos, com a mão direita, ou erguer-se as mãos ou os braços, beijar
ou abraçar, ao tocar as roupas, as varas, ou colocar a mão debaixo da coxa.
b) Operação
- A benção outorgada opera de modo incondicional e irrevogável. É permanente e
não pode ser revogada nem tornada ineficaz. Gn 27.33; 2 Sm 7.29;
c) Ambiente
- A benção não tem como seu ambiente original o contexto sacro do culto, mas, sim,
o dos laços de parentesco na família.
d) Ocasião
- Há ocasiões correspondentemente diferentes para o abençoar a mais frequente
quando pessoas se encontravam e se separavam Gn 47.7. Uma benção era
transmitida mormente nos pontos climáticos da vida: no nascimento, no
casamento, e na morte.
e) Comissionados
– Basicamente qualquer pessoa tem o direito de transmitir uma benção ou uma
maldição. Alguns homens, no entanto eram especialmente comissionados como
instrumento de Deus para abençoar e amaldiçoar. Ex.: Balaão, Josué,
Melquisedeque, mais tarde profetas e sacerdotes.
f) Singularidade
– a benção tinha uma característica mútua. Não somente poderosos conferiam
bênçãos sobre seus inferiores, como também os inferiores sobre os poderosos
(Jacó sobre Faraó Gn 47.7-10). Segundo, os homens correspondem as benções
divinas ao abençoar. De um lado a um sujeito “abençoar” Deus, e do outro lado,
“louvar” sujeito: os homens.
g) Natureza
– é a de conferir e transferir poder benéfico, que, entre outras coisas, produz
fertilidade entre os seres humanos, e as propriedades. Benção opera verticalmente
- de geração a geração; horizontalmente – traz paz, segurança, felicidade e
bem-estar para o indivíduo ou grupo.
No trecho-chave Gn 12.1-3,
para entender a benção no contexto da história de Israel. O texto se divide num
mandamento tríplice e uma promessa sêxtupla.
“É um aspecto marcante da
formulação das promessas, a raiz BARAK ocorre 5 vezes, cada vez de uma forma
diferente. Em contraste com a transferência imediata de poder, a benção aqui
aparece numa perspectiva futura, sendo prometida para tempos futuros.” Chaplin
A sexta - “em ti serão
benditas todas as famílias da Terra”, esta frase deve ser entendida a luz da história
da humanidade Gn 1-11, menciona 5 ocasiões de maldição sobre a humanidade. Gn
3.14, 17; 4.11; 5.29; 9.25. Em contraste com esta história da maldição, Gn
12.3b coloca diante de todas as famílias da Terra uma promessa de benção.
a) Labuta
– Adão e Eva.
b) Andar
errante 4.11; Caim
c) O
dilúvio.
d) Baixa
servidão 9.25 – Sobre canaã filho de nóe.
e) Caos
destrutivo das nações. Babel.
Jeová, Javé – aquele que é o
verdadeiro Doador de bênçãos, escolhia em Israel pessoas individuais ou grupos,
que transmitam bênçãos como seus “porta-vozes” – reis, profetas e sacerdotes.
O processo da benção, dEle é
descrito como sendo um brilhar ou levantar do seu rosto. Significa o lado da
natureza de Deus que se vira em direção dos homens. Significa a disposição de
Deus de dar as boas-vindas aos homens.
Os seis verbos estão no
imperfeito na forma de um desejo pela benção e não uma promessa no indicativo.
Podemos orar pedindo Sua benção, mas não podemos outorga-la.
1. Conhecendo
o propósito de ser benção!
2. Produzindo
atos de Justiça
·
Tornar
iguais os iguais.
·
Reconhecer os desiguais, na medida da sua
desigualdade, trazendo-os a igualdade.
· Justiça não é todos fazerem o mesmo é reconhecer
o que cada um tem e usar para o mesmo fim.
·
Graça ministrando na desgraça.
·
Graça por graça.
·
Graça sobre Graça.
·
Carvalhos de Justiça.
Tem raízes profundas, primeiro cresce para
baixo.
Aponta para cima, Sempre.
Tem os pés na terra, o corpo sobre o vento e o
seus galhos tocam o céu.
Dt 30.19
O que te faz habitar em canaã
é ser benção em sua geração Gn 30.16,17
Dt 28 fala das bênçãos
decorrentes da obediência, Dt 30 fala do poder da benção, as promessas, o
alcance, o caráter e a glória de ser benção.
Filho de um Deus abençoador é
benção na Terra!
Quando a atuação de Deus na
vida é evidente, o homem se torna uma benção.
Canção “Quero minha vida, a Ti
entregar como oferta viva em teu altar, pois para Ti adorar foi que eu nasci
cumpra em mim o Teu querer faz o que esta em Seu coração...”
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