DIA DO PASTOR



Qual é a relação que você tem com seu pastor?
Será que ele ora, prega vive pelo que é proposto pela palavra de Deus, a Bíblia?
Que tipo de pastor você busca? Ou precisa?
Que tipo de pastor a bíblia diz que você precisa?
Por que temos uma crise vocacional nos dias atuais?
A culpa é do pastor, da instituição ou dos membros da igreja?
Todo o dia do pastor você deveria ligar para o seu pastor e para ex-pastor?
O pastor é um líder ou um guia espiritual? (Seus aspectos devem ser de piedade)
O que nós esperamos de nosso pastor? O que a bíblia espera de nossos pastores?
A bíblia diz que você deveria repartir com seu pastor coisas boas. O que são coisas boas pra você?

Jeremias 3:15

Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.

I Tm 3

Os bispos

1Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente. 2O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar. 3Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro. 4Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. 5Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? 6O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi. 7É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.

 “A prática da pregação jamais pode divorciar da vida do pregador” (Jonh stott).
A vida do pregador tem que falar mais que suas palavras.
O pastor atual tem sido ensinado a gastar toda a sua força na forma, no estilo e beleza do sermão como um produto mecânico e intelectual. Levantamos um clamor por talento em vez de graça. Nós temos cultivado essa equivocada eloquência em vez de piedade, retórica em vez de revelação, fama e desempenho em vez de santidade. Há um divórcio entre o que os pregadores proclamam e o que eles vivem. Há um abismo entre o sermão e a sua vida, entre a fé e as obras. É necessário ser mão, e menos sermões.

O pastor deve ser modelo para todos os crentes (1Ts 4.16), Pedro e João disse ao paralítico que estava mendigando a porta do templo: “olha para nós”. (At 3.4)
E impossível ser um pregador eficaz e ao mesmo tempo um mau marido e pai. Nem ser boca de Deus e carregar ao mesmo tempo coração ensopado e entupido de impureza (Jr 15.19). “...pois se alguém não governar bem sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus” (1Tm 3.5).

Os bancos não podem controlar o púlpito. Ele não pode pregar para agradar os ouvintes, mais para levá-los ao arrependimento. A pessoa tem que sair do templo não alegre com o pregador, e sim tristes consigo mesmo. O pregador não é um animador de auditório, é um arauto do Rei dos reis.
Há muitas igrejas cheias de pessoas vazias e vazias de pessoas cheias de Deus.

Prega a si mesmo o sermão que estuda, antes de pregar aos outros.
O pastor deve ser ele mesmo. Deve se apresentar o melhor de si mesmo. Deve consagrar o melhor de si mesmo.
A pregação que fracassa hoje fracassa porque não está enraizada em uma vida devocional profunda. Antes de se levantar diante dos homens o pastor deve se dobrar diante de Deus. O homem todo deve estar por atrás do sermão. O verdadeiro sermão e algo vivo.
"Ninguém prega seu sermão bem para os outros, se não prega primeiro para o seu próprio coração". HD Lopes

Oração na vida do pastor
A oração e prioridade tanto na vida do pastor como na vida da igreja. A profundidade não é medida pelo sucesso diante dos homens, mas pela intimidade com Deus. A grandeza de uma igreja não é medida pela beleza do seu templo mais pelo poder espiritual através da oração.
Se uma igreja não ora estar morta. É será necessário um profeta clamando ao vale de ossos secos, revivam!
Quando nós trabalhamos, nós trabalhamos, mais quando nós oramos, Deus trabalha.
A oração é a estrada de Deus para ensinar o pastor a depender do poder de Deus, é a avenida de Deus para os pastores receberem a graça, ousadia, sabedoria e amor para ministrarem a palavra (Lc 18.1, Mt 26.41, 1Ts 5:17).
O manual de crescimento da igreja vincula pregação e oração como aliados.
O pastor precisa de intercessores (At 12.5, Ef 1.16, Fp 1.4).

Como era a igreja de atos portas fechada, bem parecida com a maioria das igrejas hoje: gosta de oração, comunhão, estudo da palavra. Mais quando o E.S desceu no dia de pentecostes, as portas foram abertas e a igreja de Deus impactou o mundo.
A obra de Deus não é feito através de tecnologia, de força, inteligência humana, mais através do Espírito Santo (Zc 4.6).
O pastor deve ser um homem coração quebrantado pregando para homens de corações quebrantados.

Hebreus 13:7
Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.

Hebreus 13:17
Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

Pr Flávio Teles
Paz nO Caminho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade