A prática da Adoração Sl 95.1-9;


Disciplina Espiritual I Tm 4.7b; exercite-se na piedade

         A montagem de 2 peças, à primeira vista heterogêneas. Um aparente contraste. Procissão festiva, hino alegre e comunitário. De repente a voz de Deus irrompe sem introdução, como que interrompendo o canto e gelando os festejos. Se eleva a voz de Deus com admoestação grave e ameaça condicionada.

·       No deserto Ele, a Rocha Eterna, é a minha água! (Ex 17.1-7; Meribá/Massa/a Samaritana)

·       Sl 95.8,9; É como um desafio a Deus: se está conosco como afirma, que o demonstre com um milagre patente e benéfico.

Adoração Jo 4.23-24; “Vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” Deus busca verdadeiras adoradores.

Como, pois, podemos permanecer na verdadeira adoração espiritual? Nossa vida toda deve render-se ao Espírito Santo pela graça de Deus.

Davi disse que aquele que pode verdadeiramente permanecer no lugar da adoração é “limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” Sl 24.4; usa mãos, coração e a língua para glorificar a Deus.

O que significa? prosconeu – se prostrar; prostrar significa – humilhar-se, colocar-se a disposição; portanto, adoração significa uma maneira de se aproximar à alguém superior a gente.

Adoração é tudo o que nós somos respondendo a tudo o que Deus é. Reagindo diante do que Deus é. Para isso precisamos saber quem Ele é?

Uma atividade mais gloriosa que os crentes estão realizando. “É Conhecer, sentir, experimentar o Cristo ressurreto no meio da comunidade reunida.” Richard Foster

É a mais tremenda, urgente, gloriosa atividade que os crentes estão realizando.

Significa segundo William Temple “Adorar é avivar/animar a consciência pela santidade de Deus. Alimentar a mente com verdade de Deus, purgar a imaginação com a beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, consagrar a vontade ao propósito de Deus”

Paulo em 1 Co 14.26; traz uma forte revelação “é qualquer coisa que é feita para edificação”.

Adoração e o Tabernáculo (a maneira para se aproximar de Deus – comunhão e relação com Deus)

O tabernáculo mostra como se deve adorar a Deus, do como Deus quer ser adorado.

·       Mostra como gente comum podia ter comunhão com um Deus santo. Invocar a Deus e centralizar a vida em torno de Deus; Libertos os escravos recebem o tabernáculo.

·       Simbolizava a restauração da pessoa perante Deus por meio de sacrifícios.

·       Adoração e o problema da idolatria. Adoração com defeito só Deus para dar jeito.

·       Adoração concreta – sinceridade; manifestação concreta.

·       Adoração é centralidade; reconhecimento do que Deus é na minha vida. L. Sayão

·       Adoração é ter comunhão com o Deus que está presente.

Adoração é confissão de pecado (o tabernáculo era lugar de purificação, de perdão e de santificação).

Adoração é chegar a Deus pelo mediador aceito.

Adoração é entrega, doação (tabernáculo era lugar de demonstrar gratidão por meio de ofertas e sacrifícios a Deus).

·       Existe adoração, porque existe aqueles que são amados por Deus e amam a Deus.

Chamado a Adoração – É universal e eterno.

É dirigido a todas as pessoas, em cada geração, nação e tribo. É o chamado mais elevado que pode ser feito a um indivíduo. Deus chama cada um nós, e, como verdadeiros adoradores, devemos estar atentos a esse chamado divino.

O ardente desejo de conhecer o que não pode ser conhecido, de compreender o incompreensível, de tocar e provar o gosto do inabordável surge da imagem de Deus na natureza do homem. A. W. Tozer

Devida a natureza decaída do homem, a adoração se tornou distorcida.

“Com a nossa perda do sentido de majestade veio a perda da adoração religiosa e da consciência da presença divina. Perdemos nosso espírito de adoração e a capacidade de recolher-nos interiormente para nos encontrarmos com Deus em silenciosa adoração”... A. W. Tozer

É impossível conservar sadias nossas práticas morais e atitudes interiores enquanto nossa ideia de Deus for errônea e inadequada.

Se queremos trazer de volta o poder espiritual às nossas vidas, devemos começar a pensar em Deus mais próximo como de fato ele está.

A grande necessidade de toda e qualquer geração é de um verdadeiro conhecimento de Deus. Sem este cai-se num estado de apatia.

Devemos recapturar este objetivo original: Amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Mt 22.37

Ex. A carta a igreja de Éfeso Ap 2.. Ortodoxos na fé, porém precisavam de arrepender-se por haverem deixado o primeiro amor.

Necessitavam de reavivamento para reacender no coração a chama da reverência e da adoração ao Senhor Jesus.

Thomas Kempis: “Fecha a tua porta sobre ti e invoca a Jesus, teu amor. Quando Jesus está perto, toda a bondade está também e nada parece difícil; mas quando ele não se acha perto, todas as coisas são difíceis. Se Jesus profere uma palavra, há grande consolo. Estar sem Jesus é um inferno angustioso, e estar com Jesus é doce paraíso. Se Jesus estiver contigo, não há inimigo para ferir-te”.

Duas coisas precisas saber, a vida cristã haverá dificuldades, e a segunda é que Jesus estará contigo nessas dificuldades.

Provando a Espiritualidade da Adoração

Há, na igreja cristã, muitos estilos e formas exteriores de adoração. Muitas vezes tentamos provar a espiritualidade da adoração pela qualidade de sua forma exterior. Alguns pensam que adoração espiritual deva ser de natureza espontânea. Outros acham que ela deveria ser altamente organizada e muito disciplinada. Segundo alguns, a adoração espiritual se caracteriza por altos “améns, glórias, etc”. Outros pensam que a verdadeira adoração é silenciosa e meditativa. Alguns gostam de levantar as mãos. Outros acham que isso causa distração. Contudo, em cada uma dessas categorias tenho encontrado pessoas profundamente espirituais em sua adoração a Jesus Cristo, e outros que meramente desempenham um dever religioso de adoração.

O segredo da verdadeira adoração não está nas exterioridades; está na pureza de nosso coração Sl 24. Não ocorre somente durante o culto de domingo.

A adoração religiosa baseia-se no desempenho humano. A adoração cristã honra ao que é adorado.

A grande busca do coração humano é descobrir Um que seja digno de nossa adoração.

Jesus é o único digno de toda nossa adoração.

Embora os cristãos saibam, bem no íntimo, que devem adorar a Deus, para muitos, hoje, a adoração parece prática esquecida, não mais essencial aos cultos ou às nossas devoções pessoais.

Oram mecanicamente; Negligenciam por completo a adoração.

 Por isso, Viver 2021 a prática da adoração – afirma Ele é Digno de Adoração. Adore.

Brasília-DF, 05 de janeiro de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade