Jejum e a restauração de um povo - Parte 1

 


Texto Base: Is 58.6-12; Zc. 8.7-23;

AS TRANSFORMAÇÕES E OS BENEFÍCIOS DO JEJUM

Quase todos os cristãos com os quais tenho conversado, tem tido questões ou alguma má concepção acerca do jejum. Acredito que poderíamos dizer que o jejum é um dos mais incompreendidos assuntos nas Escrituras Sagradas. Você perceberá isto quando começar a descobrir e desfrutar os inacreditáveis benefícios que alcançamos através do jejum à luz da Palavra de Deus. Existem 12 benefícios específicos no "jejum escolhido por Deus”.Leia no livro de Isaías: (Is 58: 6-12)

Isaías 58 é um dos melhores capítulos da Bíblia no que diz respeito a este assunto. Eu poderia meditar neste capítulo por ho­ras; ele é maravilhoso. Existem pelo menos 12 benefícios específicos do "jejum que Deus escolheu" listados nessa passagem:

1.     Revelação

5.     Orações respondidas

9.     Força

2.     Cura e integridade

6.     Direção da parte do Senhor

10. Encorajamento

3.     Justiça

7.     Contentamento

11. Futuras gerações serão levantadas

4.     A presença da Shekinah de Deus

8.     Refrigério

12. Restauração

Como o jejum de fato funciona? Eu não conheço todas as respostas porque este é, sem dúvida, um dos maiores "mistérios" de Deus, mas creio que posso compartilhar o que tenho aprendido com o Senhor. De uma coisa podemos ter certeza: os demônios ficam muito desconfortáveis quando começamos a orar e a jejuar. As Escrituras Sagradas nos revelam que muitas doenças, molésti­as, problemas mentais e comportamentos crônicos que afligem a Humanidade são instigados ou perpetuados por forças demoníacas. Estas forças também buscam obstacular o povo de Deus trazendo tormentas, procurando mantê-lo à parte da vida de Deus. Trecho Retirado do Livro O poder secreto do jejum e da oração. M. Chavda

 

Este estudo nos leva a um profundo entendimento da necessidade da oração constante; conselho claro da Palavra de Deus em I Tess. 5:17 "...Orai sem cessar...” É verdadeira chave para a vitória sobre as circunstâncias e as situações adversas.

E quanto ao jejum? É uma disciplina para os dias atuais? Bem, enquanto a oração é uma parte normal da vida diária de cada verdadeiro crente, muitos hoje em dia não foram ensinados sobre o jejum e têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Grande parte hoje, não percebe que Jesus colocou jejum e oração de forma paralela.

Também compreendemos que através do jejum mergulhamos numa dependência completa do Senhor Jesus e nossos ouvidos se abrem milagrosamente à voz de Deus.

A atenciosa apreciação trará uma nova postura, uma transformação e a manifestação do poder de Deus sobre sua vida e todos os que te cercam. Aproveite esta arma espiritual que Deus colocou em sua mão.

Esse conceito e ensinamento vêm da realidade e da experiência. Esta noite buscamos mais do que um manual na 'teologia da oração e do jejum'. Vocês tem em suas mãos uma dinamite carregada de poder espiritual que vem desde o princípio da Igreja Cristã, portanto não é uma invenção que se descobre no varal do modismo pós-moderno, ou algo que tem sido percebido praticado por uma grande multidão. Clamo ao Senhor dos céus nesta noite para que você não seja movido pelas multidões e não somente ouvintes. Sua fome por Deus aumentará, e seu apetite pelo mundo diminuirá ao devorar este conhecimento. O jejum se tornará um deleite e não somente um esforço ou sacrifício!

JEJUM  - Prática de não se alimentar por certo tempo (1Rs 21.9). Como prática religiosa, é voluntário, exige pureza de vida (Is 58.3-7) e exclui a exibição (Mt 6.16-18). Em duas passagens no NT relata-se que a liderança da Igreja, seguindo o costume judaico, orou com jejum antes de assumir posições e tomar decisões (At 13.2-3; 14.23). Conforme: Ilumina Gold.

                  As três formas de Jejum Bíblico:

1. Jejum normal – abstenção de todos os alimentos sólidos ou líquidos, mas não de água.

2. Jejum parcial – como o nome já diz restrição alimentar de forma parcial, por gênero ou tipo. Não uma abstenção total dos alimentos. Dn 10.3

3. Jejum total - abstenção de todos os alimentos sólidos ou líquidos, Et 4.16 At 9.9; Moisés e Elias jejuou 40 dias, mas sob condições sobrenaturais.

Jesus jejuou, também os reis e juízes. Os profetas jejuaram e apregoaram jejum coletivo com todo o povo clamando a Deus por restauração, perdão e intervenção Divina em necessidades específicas.

Em Mt 17.21; afirma Jesus “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”. Se subíssemos nesta noite ao segundo céu e ao olharmos de lá com as lentes espirituais para a Terra poderíamos observar que uma nuvem de castas se espalha pelo mundo todo. Oremos e jejuemos pelo mundo, mas talvez não esteja distante dos senhores, a aflição o gemido de um oprimido e escravo de uma casta demoníaca. Mais uma vez insisto ore e jejue por este, para que Deus envie libertação quebrando as forças do maligno e aprisionando o valente.

Segundo as Escrituras, o jejum é a decisão de abstinência voluntária de alimentos por um tempo específico e com o propósito de oração concentrada. O jejum não deve ser confundido com greve de fome ou regime. Um jejum espiritual é um ato secreto de intensa devoção a Deus, enquanto greve de fome é um meio de atrair a atenção do público, e regime é para atrair atenção a você!! Jesus disse: “Mas tu, QUANDO jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para que tu não pareceres aos homens que jejuam, mas a teu Pai que está em secreto, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará abertamente “(Mateus 6:17-18). O jejum é se concentrar no espiritual, e não no natural, pois coloca o corpo em sujeição. – Jejum não é buscar coisas, mas sim a presença de Deus nas coisas! Nas palavras do apóstolo Paulo I Co 9:27: “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”.

Redescobrindo o poder secreto derivado de uma vida de oração e jejum, fortalecerá sua vida e creio eu, virá ao encontro da necessidade da Igreja, hoje. É claro no papel de Jesus e dos apóstolos sua dedicação ao ensino e prática do estilo de vida em jejum e oração. Os piedosos juntaram os gravetos, o Espírito de Deus atirou fogo, e confesso que permanentemente mantem-se acesso o fogo e não se apagará.

O jejum atrai Deus para o centro da vida, é uma disciplina espiritual que permite investir mais tempo para orar e esperar no Senhor. Jejum interfere em sua caminhada cristã, trazendo a presença de Deus de forma mais intensa.

Andrew Murray, disse: “A oração é estender a mão no invisível; jejum é trazer o invisível para o temporal. O jejum ajuda a expressar, se aprofundar, confirmar a resolução que estamos prontos a sacrificar tudo, até nós mesmos, para alcançar o que buscamos para o reino de Deus”.

(Experimentou uma transformação em sua vida, 1879 em Londres depois de dois anos sem voz, foi curado em culto cristão, vindo após a crer no poder do Espírito através das eras pós-igreja primitiva, tornou-se profinco missionário na África do Sul.)

Jejuar é uma maneira de demonstrar a Deus e a você mesmo que você leva a sério seu relacionamento com Ele. Jejuar ajuda você a ganhar nova perspectiva e uma renovada confiança em Deus.

Lembramos nesta noite as palavras do mestre descrita em Mt 9.15 antes de pronunciar a conhecida parábola do remendo e do vinho novo em odres velhos, e disse-lhes Jesus: Podem, porventura, andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. Jejuem para abrir caminho para o derramamento do Espírito e para a volta de Cristo à terra para buscar o seu povo. V. 17b mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Reflita por um instante como está sua botija de azeite. Sua vida hoje está próxima de Deus ou fria tem sido sua caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Florescer Para Frutificar Sl 92.12-15;

Exercício de Fixação Carta aos Efésios

Desprezando as ofensas através da longanimidade